Após registrar queda em outubro, a inadimplência do consumidor brasileiro apresentou alta de 8.0% em novembro em comparação ao mês de outubro. A informação é da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), empresa parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
De acordo com a Boa Vista SCPC, foi registrado alta de 3.5% no comparativo anual (nov/2014 ante nov/2013). A alta também foi registrada no acumulado do ano e no acumulado dos últimos 12 meses, 2.3% e 2.0% respectivamente.
O valor médio real das dívidas incluídas em novembro de 2014 foi de R$1.216,42, após ajustes estatísticos.
“O que se observa é que, as variantes que vem proporcionando as oscilações na inadimplência continuam sendo a maior seletividade na concessão de crédito, o desaquecimento do mercado de trabalho, bem como a alta da taxa de juros. De acordo com a Boa Vista SCPC, o ano deve terminar apresentando alta na inadimplência no Brasil”, disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.
Regiões – No comparativo mensal (nov/2014 ante out/2014) todas as regiões brasileiras registraram alta na inadimplência: Norte (12.4%), Nordeste (10.1%), Centro-Oeste (8.2%), Sul (6.7%) e Sudeste (7.2%).