ACE-Guarulhos

Início do ano é a época mais favorável para negociar usados

O mercado de carros usados segue um ciclo constante de aquecimento e desaquecimento dos negócios. Com base neste ciclo, é possível orientar o comprador sobre o melhor período para comprar ou vender um automóvel usado.

No início do ano, por exemplo, a procura nas lojas é menor e o consumidor pode achar boas oportunidades. “As vendas só começam a aumentar depois do carnaval, no término das férias. Em janeiro nossas vendas caíram 30% em relação a dezembro de 2001. Esse índice só voltará a subir em março”, diz Marcelo Bertuci, proprietário da Auto Vince Automóveis. Ele explica que o IPVA é outro fator que prejudica na hora da compra e venda de automóveis. “Em janeiro, o valor do IPVA do carro começa a ser pago e entra como custo adicional para a loja”.

Já o segundo semestre é o mais indicado para vender, pois há uma grande procura por parte dos lojistas, que precisam ter um bom volume de ofertas para atender à demanda do final de ano. “Neste período, as pessoas recebem o 13º e abonos, que são investidos na troca do carro”, afirma Renato Ferreira, gerente do Auto Line.com.”É importante dizer que o consumidor deve estar atento para não comprar o produto pensando só no preço. O estado de conservação e os opcionais são detalhes imprescindíveis”, ressalta. “O barato sai caro”, completa Bertuci. Na dúvida se o melhor é carro usado ou novo, ele prefere usado. “Tirar um carro novo da concessionária já tem uma desvalorização mínima de R$3 mil”, conclui.

Segundo pesquisas da Assovesp e do Sindiauto, as vendas de carros usados no Estado de São Paulo somaram em janeiro último 46.036 unidades. Os carros populares usados registraram um crescimento de 8,63% em suas vendas. Foram 33.923 unidades comercializadas no mês passado, contra 31.227 de dezembro de 2001.

Analisa Spaggiari

Sair da versão mobile