ACE-Guarulhos

Impostômetro nacional registrou R$ 1,2 tri na madrugada desta 5ª feira

O Impostômetro, painel que registra o valor pago em tributos pelo cidadão desde o começo do ano, chegou à marca de R$ 1,2 trilhão nesta quinta-feira, 6/08, às 5h40. Neste ano, o montante foi atingido com 14 dias de antecedência em relação a 2014.

O presidente da ACE-Guarulhos (que mantêm a medição dos impostos pagos também pelos guarulhenses), Jorge Taiar, lamenta que esse valor não tem sido devolvido como se deve ao contribuinte. “Não somos contra o pagamento de impostos. Sabemos que os poderes públicos de todos os níveis só funcionam com o subsídio vindo da população”, pondera. “No entanto, o que a Associação Comercial cobra é o devido retorno desses tributos em benefícios para o cidadão, o que não se observa hoje. Seja em Guarulhos, no estado de São Paulo ou no Brasil.”

Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), os governos precisam começar a aplicar esforços para reduzir e também simplificar a política tributária brasileira. “O que está sendo arrecadado é muito dinheiro. E causa preocupação que existam setores que querem aumentar ainda mais os gastos. Tudo isso agrava a pressão sobre a inflação”, diz Burti.

Painéis do Impostômetro ficam localizados na sede da ACSP, no centro da capital paulista, e na ACE-Guarulhos, no Bom Clima. Eles têm o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o alto valor pago em impostos, taxas e contribuições destinados à União, aos estados e aos municípios.

Sair da versão mobile