Um trilhão de reais. Esta é a marca que o Impostômetro registrou nesta terça-feira, 27 de agosto, por volta das 12h20, em impostos arrecadados nas três esferas de governo – União, Estados e Municípios. A impressionante cifra é alcançada com dois dias de antecedência ante o mesmo período de 2012.
“O Impostômetro tem sido uma importante ferramenta para nós, brasileiros, já que o placar mostra em tempo real a voracidade das esferas de governo em arrecadar tributos. É preciso ressaltar que, o sistema das Associações Comerciais não é contra ao pagamento de impostos, mas o que o país precisa, urgentemente é de uma cobrança mais racional”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.
Guarulhos – Para alcançar o montante, a cidade de Guarulhos contribuiu e muito na arrecadação de impostos. De acordo com o Impostômetro, o contribuinte guarulhense desembolsou de janeiro a agosto mais de R$ 2.100 bilhões.
Com a cifra é possível plantar mais de 430 milhões de árvores; construir mais de 1.8 quilômetros de asfalto; construir mais de 44 mil postos policiais equipados; construir mais de 7.400 postos de saúde equipados; entre outros.
Movimento – Para marcar a cifra alcançada pelo Impostômetro, o Movimento das Associações Comerciais faz uma mobilização em frente ao painel eletrônico, nesta terça-feira, 27, na rua Boa Vista, no centro da capital paulista.
A ação servirá também para lembrar que os consumidores já podem visualizar, nas notas fiscais, a discriminação dos impostos que incidem sobre produtos e serviços, conforme a Lei “De Olho no Imposto” que entrou em vigor, no país, em 10 de junho.
O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Sua gestão técnica é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A ferramenta pode ser visualizada em tempo real por meio do site www.impostometro.com.br.