ACE-Guarulhos

Ibovespa acima dos 20 mil pontos em 2004

Um novo recorde está prestes a acontecer no mercado acionário brasileiro, segundo os analistas: o Ibovespa deve superar os 20 mil pontos em setembro de 2004. A previsão é uma compilação das análises de 20 bancos e corretoras, realizada pela Thomson Financial Brasil. O estudo também aponta as perspectivas de valorização de empresas de 19 setores econômicos com papéis listados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O otimismo se reflete na análise segmentada de que apenas um setor tem perspectiva de desvalorização e em 11 a recomendação é de compra de ações.

Foram levadas em consideração 379 estimativas. Tomando como base o fechamento de setembro, as concessões rodoviárias e holdings têm o maior potencial de valorização, com alta de 82% e 64,1%, respectivamente. Telecomunicações aparece em terceiro lugar, com potencial de alta de 33,8%.

As empresas da área de mídia e internet, entretanto, deverão amargar uma redução de 13,6% em seu valor, o que justifica a única indicação de venda do levantamento. Os outros setores que estão na lanterna da lista de valorização são: têxtil, petroquímica, comércio e bens de capital, com potencial de crescimento de 5,1% a 12%.

A pesquisa revela que os analistas acreditam que o Ibovespa pode superar os 20 mil pontos nos próximos 12 meses. Esse valor surge do cálculo da variação entre o preço alvo estimado e o preço de fechamento no final de setembro para cada um dos papéis que compões o índice, ponderado pela participação de cada ação no Ibovespa.

Para o chefe de análise da Thomson, Guilhermo Mazzoni, esses números refletem a confiança no mercado acionário brasileiro. “Começamos a realizar esse levantamento em maio e, naquela época, as previsões de doze meses indicavam o Ibovespa com 16.500 pontos”, afirma, lembrando que a cada mês as perspectivas melhoram.

Ele ainda salienta que esse otimismo é bem fundamentado na economia real. “Desde maio diversos indicadores econômicos e de resultados da companhias foram divulgados e a tendência de alta das ações da Bolsa de São Paulo persistiram”, afirma.

Essa compilação feita pela Thomson é oferecida por meio de sua nova plataforma de informações econômicas, a Thomson One Analytics (First Call). “A plataforma distribui relatórios, análises e informações do mercado acionário de 60 países.”

Henrique Gomes Batista

Sair da versão mobile