IBGE aponta crescimento nas vendas do varejo
O comércio estreou 2010 com o pé direito. A pesquisa mensal de comércio (PMC) divulgada na quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou crescimento de 2,7% nas vendas de janeiro deste ano em relação a dezembro de 2009.
Além disso, o levantamento apontou um feito inédito: o volume de vendas de janeiro deste ano no comércio foi 10,4% superior ao registrado em janeiro de 2009. Trata-se de um crescimento sem precedentes na série histórica do indicador do IBGE, que foi iniciada em janeiro de 2000.
Bom desempenho – O mineiro Ricardo Nunes, de 40 anos, fundador da rede Ricardo Eletro, hoje com 267 lojas de eletroeletrônicos, linha branca e equipamentos de informática, confirmou o bom momento do comércio. Segundo ele, as vendas em 2010 devem alcançar o patamar das de 2008 – ano anterior à crise financeira internacional.
“Em janeiro, devido ao calor, vendemos muitos ventiladores e ar-condicionados. Saíram bastante também produtos da linha branca, por conta da redução do IPI”, disse Nunes.
O empresário está otimista e, por isso, espera crescimento de 20% no faturamento de sua rede em 2010. No ano passado, o volume de vendas da rede Ricardo Eletro foi de R$ 2,2 bilhões.
A confiança na retomada da economia faz com que Nunes planeje desde já a expansão da rede. Segundo o executivo, deverão ser abertas mais 25 unidades no estado do Reio de Janeiro e no interior de São Paulo. “Nossas expectativas são muito boas”, acrescentou.