Notícias

Horário de verão pode ser suspenso

Guarulhos, 04 de setembro de 2003

O horário de verão pode sofrer mudanças. A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira, 03, que o horário de verão pode não ser adotado em algumas cidades este ano. Segundo ela, o Governo está avaliando se o sistema elétrico suporta a concentração maior de consumo de energia em determinados horários. “Vamos avaliar se é possível não ter o horário de verão neste ano. Ele só ocorrerá onde for imprescindível.”

Segundo Dilma, somente após amplo estudo, será possível definir como será o horário de verão neste ano. A decisão poderá sair no final deste mês. Para os técnicos, a economia de energia tem sido muito pequena durante horário de verão.

Balanço

Na última vez da mudança do relógio ” entre novembro de 2002 e fevereiro deste ano ” a redução no consumo em todas as horas do dia foi de 0,2%. A previsão era de 0,6%. Na avaliação do Ministério de Minas e Energia, essa economia foi motivada pelos hábitos que os consumidores adotaram durante o período de racionamento. No horário de verão de 2001/2002, que durou 126 dias, a economia geral foi de 0,7%.

A ministra também descartou o risco de racionamento e de apagão e garantiu que a mudança de modelo energético prevê parceria público-privada nos investimentos no setor.

Dilma Rousseff criticou ainda a Agência Nacional de Petróleo (ANP) pela designação de mais um formulador, figura, segundo ela, criada pela própria agência, e que é responsável pela definição de mistura de combustíveis. Ela disse que foi surpreendida pela designação de um segundo formulador e que o Ministério vai apurar.