Notícias

Guga perde para Boutter e está fora do Australian Open

Guarulhos, 14 de janeiro de 2002

ImagemMELBOURNE, AUSTRÁLIA – O brasileiro Gustavo Kuerten está fora do Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano. Ele foi derrotado pelo francês Julien Boutter, número 51 do ranking mundial, por 3 sets a 2, em sua estréia no torneio. Depois de vencer os dois sets iniciais por 6/3 e 6/4, Guga permitiu a virada do adversário por 7/5, 6/3 e 6/3, em 3h10m.

Guga perdeu dez de suas últimas 11 partidas oficiais por torneios da ATP. O francês usou o potente saque para vencer: foram 36 aces contra apenas 12 do brasileiro.

Boutter enfrentará na segunda rodada o romeno Adrian Voinea, 107º da ATP, que derrotou o espanhol David Sanchez por 3 sets a 1. Guga segue com o tabu de jamais ter alcançado a terceira rodada do torneio, que disputa desde 1997.

A partida esteve paralisada no primeiro set por 1h16m por causa da chuva quando o catarinense vencia por 5/2 e o francês sacava em 30/0. O teto retrátil da Rod Laver Arena foi fechado e o jogo pode ser reiniciado.

Guga começou sacando e logo no segundo game quebrou o saque de Boutter. No game seguinte, o brasileiro salvou dois breaks e a partir de então dominou inteiramente o set, antes e depois da interrupção da partida. Acabou finalizando em 32 minutos em tempo de bola em jogo.

A segunda série foi semelhante à primeira. Kuerten tomou o serviço do adversário no terceiro game e, com tranqüilidade, manteve os seus saques para fechar em 34 minutos.

A história mudou no terceiro set. Boutter quebrou o saque do catarinense no segundo game e chegou a ter 5/3, sacando para fechar. Guga devolveu a quebra no nono game e deu a falsa impressão que voltara a jogar bem. Boutter, porém, voltou a tomar o saque no 12º, fechando em 7/5, em 46 minutos.

Boutter passou a dominar o jogo e esteve sempre mais próximo das quebras. No oitavo game, o francês tomou o serviço de Guga e acabou por fechar em 6/3, em 35 minutos.

O set final foi todo de Boutter. Guga chegou a ser atendido por um fisioterapeuta, sentindo dores na perna direita. O francês quebrou o saque logo no game inicial e comandou o jogo com seu poderoso serviço.