ACE-Guarulhos e Sebrae-SP comemoram resultados do Projeto Empreender
Mais de mil pessoas assistiram a palestra do navegador Amyr Klink
O evento chamado “Associativismo: a Força das Micro e Pequenas Empresas” teve como o principal atração uma palestra apresentado por Amyr Klink. O navegador falou sobre o empreendedorismo e competências humanas, expondo suas experiências nas viagens de volta ao mundo ao redor da Antártida. Para os empresários, o assunto foi muito útil já que planejamento -componente imprescindível nas viagens de Klink – é fator fundamental na abertura de qualquer negócio.”A gente aprende, muitas vezes, que a solução dos nossos problemas está na frente do nosso nariz e não conseguimos enxergar”.
Até agora no município, o Projeto une mais de 70 empresas nos núcleos setoriais de Farmácias, Lojas de Materiais de Construção, Recursos Humanos (RH), Escolas Particulares e Contabilistas. Em todo o Estado, reúne cerca de 7 mil micro e pequenas empresas em 196 cidades e conta com, aproximadamente, 520 núcleos.
Noite de comemorações – Outra atração na abertura do evento foi o grupo de dança tradicional caipira “Os Favoritos da Catira”, de Guarulhos. O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, disse que os resultados surpreenderam não só aos responsáveis pela implantação do Projeto, mas aos próprios núcleos. Ele também chamou a atenção para a necessidade de planejamento em qualquer negócio.”A lucratividade está cada vez mais baixa, por isso não temos mais o direito de errar”.
O gerente do Sebrae local, Alessandro Paes dos Reis, ressaltou a iniciativa de todos os envolvidos no projeto, principalmente da ACE que, para ele, tem sido uma parceira ética e comprometida que está sempre disposta a fazer acontecer. “O associativismo é uma das poucas ferramentas possíveis para aumentar a competitividades das empresas através de um processo rápido e eficaz”, acrescentou.
Representando o Prefeito Elói Pietá, o Secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), Antônio Carlos de Almeida, disse que o Empreender é um bom começo para as mudanças que Guarulhos necessita. “A transformação de nossa cidade não acontecerá com projetos públicos e obras, mas sim, com a transformação de cada cidadão”.
O diretor técnico do Sebrae-SP, Carlos Roberto Monteiro, representando Alencar Burti, presidente do Sebrae-SP, reforçou a necessidade de união entre os empresários. “O que falta ao povo brasileiro é o conceito de associativismo que é justamente o que o Projeto vem oferecer”.
Segundo ele, o brasileiro é um dos povos mais empreendedores do mundo, por isso não tem medo e entra de cabeça nos negócios. Mas, sem planejamento, pode significar um grande risco, comprometendo e encurtando a vida de sua empresa. “O brasileiro tem que aprender o conceito de associativismo e a planejar mais”.
Anunciato Thomeo Sobrinho, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo da Região do Alto Tietê (Facesp), representando Guilherme Afif Domingos, disse estar muito orgulhoso já que a implantação do Empreender se deu ainda em sua gestão frente a presidência da ACE. “Acreditei no projeto e fico muito feliz em ver os resultados concretos”, disse.
Também participaram do evento Vlamir Sartori, gerente do Sebrae-SP, além de outros diretores da ACE e consultores do Sebrae.
Resultados positivos – Maurici Dias Gomes, executivo do Empreender, fez uma breve apresentação dos resultados obtidos até agora. “Trata-se de um programa bem sucedido que já comprova resultados em mais de oito Estados do país”, disse. “Diante de um mercado cada vez mais competitivo, associativismo é palavra do momento. Não há mais espaço para amadorismo e tampouco para ações isoladas, dispersas”.
Logo após, um representante do Núcleo de lojas de Materiais de Construção e outro de Escolas particulares falaram sobre as ações em conjunto. “Com o Projeto, ampliamos nossas lojas, criamos mais empregos e enriquecemos nossos conhecimentos”, comemorou Luís Machado de Oliveira, do grupo de lojas de Materiais de Construção. Já para Antônio Adis, do grupo de Escolas Particulares, iniciado há cerca de dois meses, “o núcleo está se fortalecendo e percebendo que o essencial é o diálogo. Somente juntos podemos nos fortalecer, conseguir melhores resultados e qualidade no nosso trabalho”. Wagner Salgado Antico, consultor do Projeto que vem acompanhando e direcionando os empresários desde início, indicou quais serão as próximas metas. “Pretendemos constituir mais núcleos. Os de indústrias e comércio de autopeças já foram identificados e, em breve, começarão a trabalhar”.
Palestras – Para encerrar no dia 2, das 9h às 11h, também no Open Hall Convention Center, os micro e pequenos empresários dos núcleos, além de outros já sensibilizados com os resultados bem-sucedidos assistiram a palestras específicas para cada segmento.