O Sipri tem por objetivo estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos e a formação de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que impliquem transferência de tecnologia de ponta para o País. No exterior, integram a rede os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de Embaixadas e Consulados-Gerais brasileiros. No Brasil, um conjunto de instituições, denominadas “pontos focais” atua em parceria com o Itamaraty na divulgação das oportunidades de investimento.
Apoio ao desenvolvimento
Para o prefeito Elói Pietá, o Sipri é mais um instrumento de apoio para o empresariado guarulhense. “Assim como estamos realizando hoje (quarta-feira) o II Encontro com os Empresários, com o objetivo de democratizar as informações sobre comércio exterior, vamos investir muito em eventos voltados principalmente para as micro e pequenas empresas e estimular o potencial de desenvolvimento local. A qualidade de vida da população depende diretamente do fortalecimento da economia, gerando mais empregos recursos para investimentos em infra-estrutura urbana e social”, defendeu.
O II Encontro com Empresários, coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, foi amplamente prestigiado. Com mais de duzentos participantes, foram apresentados por técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil esclarecimentos sobre comércio exterior, abordando serviços, produtos, legislação e a situação brasileira no setor.