Notícias

Guarulhos testa aparelho de fiscalização eletrônica

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2003

A Secretaria de Serviços Públicos (SSP) começa a testar a partir desta terça-feira, dia 11, o primeiro aparelho de fiscalização eletrônica para avanço do sinal vermelho. O equipamento vai funcionar no cruzamento das ruas Aniello Pratici e Barão de Mauá, na Praça Quarto Centenário. Nos primeiros 30 dias, os infratores não serão autuados. Somente receberão as fotos registradas, juntamente com material educativo.

Nesse período, a Prefeitura também testará a eficácia do aparelho, que foi cedido ao município gratuitamente pela Tesc Indústria e Comércio Ltda, empresa fabricante de controladores de semáforos. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito à sinalização de trânsito, para evitar acidentes.

Segundo informações da Secretaria, de janeiro a setembro de 2002, foram registradas na cidade 57 mortes por atropelamento. No mesmo período, um total de 157 pessoas faleceu em decorrência de acidentes de trânsito. Por outro lado, o número de multas em Guarulhos é pequeno: dos 253 mil veículos emplacados no município, apenas 2,3% são autuados.

Como vai funcionar

O equipamento é composto por uma câmera fotográfica e um sensor instalado na faixa de pedestre. Quando o semáforo fica vermelho, o sensor aciona eletronicamente a câmera.

Se comprovada a eficiência do aparelho, a Prefeitura pretende implanta-lo em, pelo menos, mais 10 cruzamentos da cidade, como por exemplo nas avenidas Paulo Faccini com Tiradentes, Emílio Ribas com Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário) e avenida Guarulhos com anel Viário.