Guarulhos terá evento internacional sobre segurança
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Prefeitura de Guarulhos realizam nos próximos dias 9 e 10, das 8h30 às 18h, no Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 690 – Macedo), o “Seminário Internacional para Cidades mais Seguras”.
O evento pretende desencadear o processo de criação de uma rede latino-americana de cidades para a prevenção da violência, além de fomentar projetos de cooperação, desenvolvendo estratégias integradas de controle e combate ao crime, reforçando capacidades de instituições e autoridades que possam servir como âncoras para formular, elaborar e implementar planos.
Especialistas nacionais e internacionais estarão demonstrando experiências de outros países, que propiciaram resultados positivos no controle e prevenção ao crime. Seminários como este já foram desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em cidades de proporções metropolitanas, como Barcelona (Espanha) (1987), Montreal (Canadá) (1989), Paris (França) (1991), Vancouver (Canadá) (1996), Joanesburgo (África do Sul) (1998) e Nápoles (Itália) 2000).
Dentre os convidados para o seminário, estão o presidente do Fórum Europeu de Segurança, Michel Marcus, prefeitos de diversas cidades da América Latina e autoridades nacionais do âmbito federal, estadual e municipal ligadas ao tema, como o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Inédito – Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento contará com a presença da coordenadora do Programa Cidades Seguras da Organização das Nações Unidas, Soraya Smaun, e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Também confirmaram participação o diretor do Distrito do Centro Histórico de São Salvador, Carlos Cardona; diretor Geral de Cidadania da Cidade do México, Eduardo Cervantes; comandante da Corporação Metropolitana de Segurança e Conveniência de Quito (Equador), coronel Gustavo Lalama; prefeito de Villa Maria Del Triunfo (Peru), Washington Piensa; diretora da entidade “Viva La Cidadania”, Bogotá (Colômbia), Lucia Gonzalez.
O evento é promovido pela ONU e a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Fórum Metropolitano de Segurança Pública, que reúne os 39 prefeitos da Grande São Paulo, a Frente Nacional de Prefeitos, o Instituto São Paulo Contra a Violência e o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD).