Evento organizado pela Prefeitura tinha como objetivo articular as ações do poder público com as empresas de importação e exportação
Márcio Sérgio Salermo, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústrial
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos realizou na quarta-feira (30/11), das 8h às 13h, no Mônaco Convention & Hotel, o “1º Fórum Regional de Comércio Exterior”.
O objetivo foi possibilitar uma maior articulação entre o poder público da cidade, as prefeituras que compõem o Alto Tietê e o eixo Fernão Dias, e empresas da área de importação e exportação, ampliando a discussão sobre o tema. O evento contou com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos.
O prefeito Elói Pietá abriu o evento, que contou com a presença de representantes do poder público das cidades convidadas e de entidades e associações locais.
Os participantes do fórum, em sua maioria empresários de comércio exterior, puderam conferir quatro palestras. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Antônio Carlos de Almeida, falou sobre o diagnóstico do comércio exterior em Guarulhos e região, além das políticas públicas municipais de apoio às exportações. O professor e doutor Cláudio Barbieri da Cunha, da Universidade de São Paulo, falou dos modelos de apoio à decisão em logística – desafios e oportunidades.
A Agência de Desenvolvimento Industrial também ministrou uma palestra através do seu representante, Mário Sérgio Salermo, que falou da inovação tecnológica como fator de fomento às exportações. E por fim, a palestra mais esperada, de Fábio Martins Faria, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que falou da evolução do comércio exterior brasileiro, suas perspectivas e oportunidades no mercado internacional.
O diretor de Comércio Exterior da ACE, José Roberto Vitorelli, que representou a entidade, disse que o fórum veio para reafirmar a busca de soluções para o mercado de comércio exterior.
“O Fórum Regional é um marco e reafirma a disposição de todas as entidades, empresas e governo, bem como dos participantes de Guarulhos e demais governos da região do Alto do Tietê e do eixo da rodovia Fernão Dias, em se organizar e buscar soluções para o crescimento da cultura de comércio exterior. O departamento de comércio exterior da ACE apóia essa iniciativa e segue com sua disposição em facilitar as ações e decisões de crescimento das empresas de Guarulhos e região”, afirmou Vitorelli.
Números – Em sua palestra, Mário Sérgio Salermo, mostrou números importantes da economia brasileira. Segundo Mário, as empresas brasileiras estão se internacionalizando e com isso permitiu um aumento das exportações em mais de 24%. Em 2005, o Brasil exportou cerca de R$ 96 bilhões, 22% a mais do que em 2004. Nestes dados, o governo brasileiro mostra que os bens manufaturados é que vem puxando as exportações.
Os dados ainda mostraram que o Brasil continua vendendo e muito para a União Européia e Estados Unidos, mas que o mercado da América Latina avançou cerca de 30%.
As grandes responsáveis por este avanço do comércio exterior brasileiro são as micro e pequenas empresas que exportam cerca de 52% dos seus produtos, as médias 25% e as grandes empresas 20%.
O estado de São Paulo continua sendo o grande pólo exportador brasileiro. As indústrias paulistas são responsáveis por 31% das exportações, principalmente para mercados como Estados Unidos, Argentina, México e Venezuela.
Dentro deste resultado das exportações paulistas, a cidade de Guarulhos é responsável por um pouco mais de 25% das exportações, sendo que 43,9% dos produtos que saem da cidade, estão relacionados ao aeroporto.
Auditório do Hotel Mônaco ficou lotado de empresários e estudantes
O município tem como mercado países como Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Colômbia.