Guarulhos registra 8.676 novas vagas de emprego desde maio
O saldo de empregos formais em Guarulhos no mês de outubro repetiu o bom desempenho de setembro e se manteve positivo em todos os setores da economia local, com a criação de 1.989 novos postos de trabalho formal. A indústria teve seu melhor desempenho do ano com a geração de 1.041 postos – mais da metade do total. Guarulhos tem a 7ª economia industrial do País.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, também mostram que a cidade criou um total de 8.676 vagas desde maio deste ano, indicando forte recuperação do nível de emprego na cidade, que possui a segunda maior economia do Estado de São Paulo. No acumulado do ano, o saldo positivo é de 2.951 vagas.
A indústria de Guarulhos também registrou forte queda (de 9,7%) no número de demissões, com relação ao mês anterior. Os 1.834 demitidos no setor em outubro representam o menor índice desde dezembro de 2007. O comércio foi o segundo setor que mais criou vagas na cidade, tendo registrado a geração de 446 novos postos de trabalho. É o sétimo mês consecutivo em que o setor registra saldo positivo de vagas.
Em terceiro lugar no ranking de setores que mais criaram vagas está o de serviços, com um saldo de 348 novos postos. A construção civil criou em outubro apenas 41 novas vagas, mas mantém o posto de único setor da economia que teve saldo positivo de geração de emprego formal em todos os meses do ano em Guarulhos. A construção é ainda o setor que mais criou vagas (2.438) no acumulado do ano.
Em outubro, Guarulhos registrou ainda um aumento de 2,12% nas admissões, com um total de 9.716, quando comparado com o mês anterior, que teve 9.514 carteiras assinadas. Este resultado da cidade foi maior que as médias estadual e nacional. No mesmo período, o Estado de São Paulo teve redução de 0,52% e o País, 3,87% no número de admissões, em relação aos números de setembro. Entretanto, Guarulhos teve aumento de 5,22% nas demissões, enquanto o Estado e o País reduziram este índice em 3,08% e 2,91%, respectivamente.