Guarulhos recebe neste fim de semana os eventos no Brasil relacionados à Marcha Mundial contra a Fome Infantil, que faz parte do PMA (Programa Mundial de Alimentos) das Nações Unidas.
Nesta sexta-feira, haverá no Adamastor na cerimônia oficial de abertura da marcha, a partir das 9h. Estarão presentes representantes da ONU, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Diretoria de Ações Educacionais, do Ministério de Relações Exteriores e o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá.
No sábado, dia 12, acontece a Marcha, a partir das 9h, com a concentração em frente ao Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini. A Marcha no Brasil será a única realizada um dia antes, devido ao dia das Mães, comemorado no dia 13.
O evento – No domingo, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo farão uma caminhada de mais de 24 horas em todos os 24 diferentes fusos-horários para transmitir a mensagem: não há mais lugar para a fome infantil no mundo e os cidadãos de todo o mundo podem acabar com ela.
O PMA (Programa Mundial de Alimentos) das Nações Unidas, junto com seus maiores parceiros, TNT e Unilever, reunirá um grande time de celebridades, ONGs parceiras, autoridades, funcionários, familiares, amigos e pessoas afetadas pela fome para que lutem para acabar com a fome infantil. A campanha é chamada de Fight Hunger: Walk the World.
“O Mundo em Marcha contra a Fome reúne todo e qualquer cuidado com a fome infantil,” disse Josette Sheeran, Diretor Executivo do PMA. “Esse evento único envolve as pessoas que sofrem diretamente com a fome – homens, mulheres e crianças
deslocados por conflitos de guerra e crianças que recebem diariamente merendas nas escolas de países em desenvolvimento.”
Os fundos levantados com a Marcha serão destinados ao Programa Global de Alimentação de Escolas do PMA. Esta iniciativa liga alimentação e educação ao oferecer refeições às crianças mais vulneráveis do mundo.
“Poucas pessoas sabem que custa apenas US$ 0,19 por dia alimentar uma criança com fome em uma escola. Isto prova que mesmo a menor contribuição pode ajudar a fazer uma diferença enorme,” diz Peter Bakker, CEO da TNT (líder mundial em entregas rápidas) e o promotor da Marcha em 2003.
Começando na Nova Zelândia às 10h e continuando em seqüência por grandes capitais e também pequenos vilarejos da Ásia, Europa, África e Américas, a Marcha contra a fome tem como objetivo aumentar a consciência de cidadãos em todo o mundo e os fundos para ajudar mais crianças famintas a irem para a escola.
No ano passado, PMA forneceu refeições escolares para 19,4 milhões de crianças em 71 países. A maioria das crianças – principalmente meninas – são desprovidas de educação porque seus familiares não podem arcar com as despesas de uma escola.
A educação ainda é um dos melhores jeitos de escapar permanentemente do cruel ciclo de pobreza, analfabetismo, saúde fraca e fome.
Em 2006, centenas de milhares de pessoas da África Subsaariana se uniram à Marcha para pedir pelo fim da fome infantil que afeta 400 milhões de crianças hoje. Esse ano, a palavra se espalhou e mais pessoas estão caminhando na África subsaariana, desde a Libéria até a Suazilândia, da África do Sul até Uganda. A força principal para a mudança vem das pessoas que sabem o que é passar fome, tornando esse evento único em uma manifestação mundial contra a fome infantil.
A fome é a maior ameaça à saúde. Todo ano, mais pessoas morreram devido á fome e desnutrição do que de AIDS, malária e tuberculose juntos. Há mais de 850 milhões de pessoas no mundo que sofrem cronicamente com a fome.
O ano de 2007 marca o 5º aniversário desse evento único e também da chegada da Unilever (uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo) para trabalhar com outros parceiros para acabar com a fome infantil.
“Se ignorada, a fome infantil continuará a ser uma realidade diária que destrói milhões e que não é vista pela maioria. A Marcha Mundial Contra a Fome tira coloca esse problema em evidência,” disse Vindi Banga, presidente da Unilever Alimentos. “Não há desculpa para que as crianças passem fome no século 21.”
Aqueles que quiserem se engajar podem o fazer organizando caminhadas, unindo-se a caminhas, patrocinando um participante,
fazendo doações para a Marcha ou fazendo uma doação universal pelo site www.FightHunger.org. O site possui informações
sobre cada um dos eventos da Marcha, histórias, fotos, blogs, loja online, vídeos, música, dicas e mais, fornecendo um fórum global e um mapa de ação para a luta contra a fome.
Todo ano, a PMA – maior agência humanitária do mundo – alimenta uma média de 90 milhões de pessoas pobres para sanar suas necessidades nutricionais, incluindo 58 milhões de crianças famintas, em pelo menos 80 dos países mais pobres do mundo.
Campanha Global de Alimentação na Escola – Com apenas US$ 0,19 por dia você pode ajudar a PMA a dar refeições escolares
para milhões de crianças de países pobres – uma esperanças para um futuro mais brilhante. Visite nossa site: www.wfp.org
Serviço:
Marcha Mundial contra a Fome 2007
Sábado, 12 de maio (apenas no Brasil, em função do Dia das Mães), 9h
Bosque Maia, na Av. Paulo Faccini. Guarulhos, São Paulo.