A agência de classificação de risco Austin Rating atribuiu o Grau de Investimento à cidade de Guarulhos, a segunda maior do Estado de São Paulo
Guarulhos é a primeira não-capital do país a receber a classificação, na categoria A, o que significa “boa capacidade para investimentos”. A nota foi superior à atribuída a São Paulo, Belo Horizonte e ao Estado do Rio Grande do Sul, que não recebeu o Grau de Investimento.
O município de Guarulhos tem uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes e, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), integra o ranking dos dez municípios brasileiros que, juntos, concentram 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Isoladamente, Guarulhos representa 1,03% do PIB nacional – R$ 18 bilhões, IBGE/2004.
Um estudo da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (AGENDE), organização não-governamental, mostra que, dos cinco principais municípios paulistas, Guarulhos foi o único que manteve patamar de crescimento real do PIB no período 2000-2006, de 3,05%.
Nas relações e comércio exterior, a balança local apresentou um superávit de US$ 447,9 milhões, em 2006. A população daquele município paulista apresenta um índice de alfabetização de 94,2%.
*Jornal Hoje em Dia