Notícias

Guarulhos garante investimentos na criança e adolescente

Guarulhos, 22 de maio de 2009

Guarulhos vai ampliar investimentos em saúde, assistência social e educação de crianças e adolescentes. Na manhã de quinta-feira, 21, o prefeito Sebastião Almeida assinou um termo de compromisso com a Fundação Abrinq para concorrer ao prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido a cada quatro anos para as administrações municipais comprometidas com a garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Almeida disse que é necessário reforçar as parcerias com as 3,5 mil empresas de Guarulhos para reverter parte do Imposto Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), ampliando os projetos sociais”. Também se comprometeu a articular todas as secretarias do governo para aperfeiçoar as políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente.

Guarulhos fez parte deste ranking nas duas gestões anteriores, compondo o quadro dos 5% de ganhadores entre os 2.263 municípios que tentavam atingir os índices de investimento para ganhar o prêmio.

As metas contemplam a redução da mortalidade infantil, que segundo o vice-prefeito e secretário de saúde, Carlos Derman, “caiu de 21 para 13 bebês mortos a cada mil nascidos nos últimos oito anos”. E ressaltou que “as ações devem contemplar desde o cuidado com a gestante até a prevenção para redução do tempo de permanência na UTI neonatal”.

A assistência social deve combater a violência doméstica, a exploração sexual e o trabalho infantil, além de possibilitar a reabilitação dos portadores de deficiência e aplicar medidas socioeducativas para menores infratores. O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, afirmou que o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) em 2001 viabilizava o atendimento de 1.643 pessoas nas entidades sociais, e hoje esse número subiu para 3.212.