Lentamente os moradores de São Luiz do Paraitinga, município do Vale do Paraíba, tentam retomar a rotina após o forte temporal que atingiu a cidade na virada do ano deixando famílias inteiras desalojadas. Quem chega à região se depara com um cenário de guerra, já que casas e igrejas foram abaixo por conta da força das águas. A hora é de reconstruir e de contar com a solidariedade das pessoas, como foi o caso da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), que em parceria com o Rotary Clube Vila Galvão e o Conseg Bom Clima realizou uma campanha que arrecadou alimentos, roupas e itens de limpeza em prol dos desalojados.
Grupo de Guarulhos arrecadou roupas, alimentos, produtos de limpeza, entre outros produtos
As doações foram levadas a São Luiz do Paraitinga no último sábado, 23, por representantes da ACE-Guarulhos e do Rotary. No caminho, o grupo aumentou, já que os guarulhenses do Guarulhos Off Roaders se juntaram a caravana. Ao chegar à cidade, no caminho que levava a sede do Rotary Clube local, o cenário era desolador: casas e igrejas destruídas, além de moradores e voluntários limpando toda a sujeira causada pelas águas.
De acordo com o presidente do Rotary Clube de São Luiz do Paraitinga, Antônio Carlos de Andrade, as águas do Rio Paraitinga chegaram a 14 metros de altura, pegando de surpresa aproximadamente 9 mil pessoas que moram na região central da cidade, a mais afetada pela enchente. “Daqui pra frente vai ser tudo na base do cimento, ferro e areia”, contou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Luiz do Paraitinga (ACISLP), José Roberto da Silva, também foi afetado pela inundação, já que o imóvel onde fica o seu restaurante foi completamente invadido pelas águas. “Na verdade eu ganhei mais do que perdi, já que consegui encontrar R$ 6 mil do caixa que estavam na lama, além de salvar minha namorada”, disse.
O superintendente da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes, salienta que somente vendo de perto o estrago feito pela chuva foi possível se colocar no lugar dos moradores. “A experiência que tive vindo a São Luiz do Paraitinga foi enriquecedora, principalmente por presenciar uma população que se uniu para reconstruir a cidade. Com certeza as doações que recebemos ajudarão muitas famílias, mas é importante ressaltar o espírito de solidariedade que pude presenciar no local”, salientou.
Fábio Mancilha, presidente do Rotary Clube Vila Galvão, tem a mesma opinião do superintendente da ACE. “Volto à Guarulhos diferente, com o sentimento de que somente pela união das pessoas São Luiz do Paraitinga será reerguida”, disse.
Gilmar Loredo, presidente da Ong Guarulhos Off Roaders, que juntamente com outros jipeiros levou doações de produtos de limpeza, roupa e alimentos, já se prepara para retornar a cidade na próxima semana. “Volto com novas doações a São Luiz do Paraitinga, mas é importante ressaltar que, apesar de extremamente importante a ação que estamos realizando, a necessidade de geração de renda de quem mora na cidade também é gritante”, falou.
Igreja Matriz ficou em ruínas
A campanha em prol dos desalojados de São Luiz do Paraitinga, que iniciou em janeiro deste ano, contou com doações vindas de colaboradores do Laboratório Pfizer, da Terramar Instrumentos Nauticos, da ACE-Guarulhos e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Para levar todos os produtos arrecadados, as entidades que encabeçaram a ação contaram com a colaboração da empresa guarulhense, Henrisan, do diretor administrativo da ACE, Vilson Caldas, que emprestou um caminhão baú para levar as doações.
Os interessados em contribuir com o município do Vale do Paraíba, encontram informações através do site da Prefeitura da cidade: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br .