Notícias

GRAACC completa 15 anos

Guarulhos, 13 de outubro de 2006

GRAACO GRAACC foi criado com objetivo de oferecer às crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O GRAACC – que está completando 15 anos de existência – é um dos protagonistas na história da evolução das técnicas de tratamento do câncer infantil conquistada através de pesquisas, novas tecnologias e conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. Nesses últimos 15 anos, a sociedade pôde comemorar inúmeros avanços no tratamento como o aumento dos índices de cura – cerca de 70% dos casos atualmente – e a utilização de novas soluções.

O paciente do hospital do GRAACC tem acesso a uma estrutura comparável a centros internacionais oferecendo atendimento ambulatorial (consultórios e quimioterapia), internação, Centro de Transplante de Medula Óssea, UTI pediátrica, centro cirúrgico, laboratórios (transplante, hematologia e genética) e Centro de Diagnóstico por Imagem. O hospital do GRAACC é um dos pioneiros na instalação de uma brinquedoteca – Brinquedoteca Terapêutica Senninha Ely Lilli, que hoje é obrigatória por lei. O hospital oferece ainda uma série de serviços, como medicação, cesta básica, refeições nos dias de atendimento e transporte garantindo que nenhum paciente desista do tratamento por motivos socioeconômicos.

Conquistas Recentes – Em 2004, o GRAACC alcançou duas grandes vitórias: a inauguração da primeira quimioteca do Brasil, a Quimioteca Fundação Orsa – espaço lúdico criado para garantir ao paciente bem-estar durante o tratamento quimioterápico. Em 2005, foram realizadas cerca de 9500 sessões de quimioterapia.

O Centro de Diagnóstico por Imagem, considerado um dos mais modernos e equipados do país, também foi uma grande conquista possível graças à doação da Philips. O centro realiza exames importantes para o diagnóstico da doença com o moderno conceito de prontuário eletrônico. Ou seja, todos os resultados são digitalizados e ficam a disposição da equipe médica que pode consultar todos os casos pelo próprio computador. Em 2005, foram realizados cerca de 12.724 exames entre raio-x, ultrassom e tomografias.

Recentemente, a unidade de transplante de medula óssea do GRAACC alcançou a marca de 100 crianças transplantadas. O Centro de Transplantes de Medula Óssea Instituto Ronald McDonald já realizou cerca de 140 transplantes até hoje.

Nos seus 15 anos o GRAACC contabilizou: 3.348 casos novos, 173.409 consultas médicas, 94.573 quimioterapias, 8.665 internações, 5.087 procedimentos cirúrgicos e 127 transplantes.
 
O alcance desses números e a trajetória de sucesso do GRAACC no combate ao Câncer infantil só são possíveis graças ao apoio da sociedade que sempre colaborou com a nossa causa. É com muito orgulho e satisfação que compartilhamos com você, nesse momento tão especial do GRAACC, nosso filme institucional comemorativo dos 15 anos.