ACE-Guarulhos

Governo lança serviço para exportação

O governo do Estado de São Paulo inaugurou na quarta-feira (13/08) a Central de Atendimento ao Exportador. Empresários interessados em exportar ou que já fazem isso poderão tirar dúvidas sobre comércio exterior por telefone ou e-mail. O novo serviço foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, que fez a primeira ligação para a central de atendimento telefônica. Toda a estrutura foi desenvolvida em parceria com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).

A Central de Atendimento ao Exportador faz parte de um outro programa que envolve o Centro de Logística de Exportação (Celex), criado em março deste ano, e o Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex).

Para a instalação da central, o governo cedeu um espaço da Secretaria Estadual de Negócios da Agricultura. No local, estudantes do quarto ano do curso de comércio exterior responderão às dúvidas dos empresários sobre os negócios internacionais. O Instituto Brasileiro de Comércio Exterior (IBCE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) também são parceiros da iniciativa e oferecerão consultores para esclarecer as dúvidas mais complexas. A central de atendimento será subordinada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“O objetivo principal é fornecer mais informações para às micro e pequenas empresas que têm dificuldades de inserção no comércio exterior, principalmente, por falta de informações”, disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles.

Tira-dúvidas – A central de atendimento telefônico terá capacidade para receber 2,5 mil chamadas/mês. As dúvidas enviadas por e-mail serão respondidas em até 48 horas, quando forem mais complexas. Dentre as principais dúvidas que poderão ser esclarecidas gratuitamente estão informações básicas sobre documentos necessários para tirar o registro de exportador, quais são as instituições, associações e ministérios ligados ao comércio exterior, além de cotação de preços de mercadorias e de câmbio. No mesmo espaço, ainda será possível obter informações de órgãos, como a Secretaria da Receita Federal, Banco do Brasil, BNDES, câmaras de comércio bilateral, consulados, Correios e instituto de pesquisas tecnológicas.

De acordo com o presidente da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto, sem a parceria com o governo do estado, que cedeu o espaço, e a alocação da estrutura eletrônica da BM&F, seriam necessários recursos da ordem de US$ 100 mil. “Com as parcerias pudemos economizar e foi investido cerca de 40% do custo estimado”, disse.

Participação – O governador Geraldo Alckmin destacou que São Paulo é responsável hoje por cerca de 33% de tudo o que é exportado pelo País. Só o Porto de Santos responde por 92% do escoamento de café e 90% do transporte do açúcar. Alguns setores paulistas detêm mais de 70% das exportações. Dentre eles estão os segmentos têxtil, sucroalcooleiro e automotivo. No primeiro semestre deste ano, o estado respondeu por US$ 3,5 bilhões do total exportado.

Dora Carvalho

Sair da versão mobile