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Governo indiano quer estreitar laços comerciais com Guarulhos

Promover uma maior cooperação comercial entre empresários guarulhenses e indianos. Esse foi o motivo da visita do diretor residente da India Trade Promotion Organisation, Dalel Singh, nesta quarta-feira, dia 22, à cidade. O escritório, pertencente ao Consulado Geral da Índia em São Paulo, é responsável pela divulgação, na América Latina, de produtos e serviços existentes naquele país.

O representante do governo indiano foi recebido pelo secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), José Carlos Maruoka, e por representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Salão Nobre do Paço Municipal. Na oportunidade, o diretor mostrou quais são as oportunidades de negócios para os investidores locais.

Segundo Singh, a Índia possui um grande mercado, com uma classe média em ascensão. É a quarta economia mundial em termos de paridade de poder aquisitivo; exporta para 95 países, sendo os Estados Unidos o maior mercado; registrou um crescimento do PIB, entre abril de 2001 e março de 2002, de 5,4%; tem uma produção agrícola forte (25% do PIB); um setor industrial diversificado (45% do PIB); e uma mão-de-obra bem preparada e qualificada. “Os empresários indianos costumam se diferenciar dos demais pela agressividade nos negócios”, salientou. Para ele, os principais setores para cooperação estão situados nas áreas de tecnologia da informação, indústrias farmacêutica e química, biotecnologia, produção e maquinário, veículos e auto-peças e no setor financeiro.

Singh também destacou que existe uma grande identificação do povo indiano com o brasileiro, uma “ligação afetiva”, talvez motivada pela afinidade entre as culturas dos dois países. “Dessa forma, acredito que os produtos oriundos do Brasil não terão nenhuma dificuldade em serem comercializados na Índia”, acredita. Todavia, ele ressalta que os investidores não devem ter apenas “uma mentalidade de empresários-produtores”, contentando-se somente em vender produtos prontos e acabados, mas também atentarem para a possibilidade de promover parcerias ou joint ventures (parcerias entre empresas) para qualquer tipo de projeto naquele país. “O que os empresários indianos admiram é a transparência. Quem for fazer negócio com eles tem que mostrar de antemão o que tem no bolso”, definiu.

Maruoka acredita ser essa uma oportunidade única para os empresários de outros países estreitarem suas relações comerciais com os guarulhenses, tanto para compra como para venda de produtos. “Esse é um momento propício para esse tipo de negócio, principalmente se levarmos em conta a relação de afinidade que a Prefeitura de Guarulhos tem hoje com o governo federal”, salientou.

O escritório do India Trade Promotion Organisation oferece os seguintes serviços:

-Encontrar fornecedores indianos para produtos e serviços;

-Listagem de feiras comerciais, promoção de eventos na Índia e na América Latina, onde empresas indianas podem ser contatadas;

-Desenvolvimento de produtos para empresários latino-americanos de ótimas empresas indianas através de amostras;

-Agendamento de reuniões na Índia para compradores latino-americanos, providenciando intérpretes grátis e transporte durante a visita na Índia;

-Circulação de informações comerciais entre o comércio e a indústria indiana, por meio do boletim semanal de exportações;

-Encontrar parceiros de joint ventures para qualquer projeto.

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