O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que solicitou aos ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e de Relações Exteriores, Celso Amorim, que agendem para setembro ou outubro o envio de uma missão comercial brasileira ao Oriente Médio. “Não espero nem compaixão nem benevolência de nenhum país do mundo para adquirirem nossos produtos”, afirmou.
O presidente disse que poderá solicitar ao ministro Furlan ou ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que recorram à Organização Mundial do Comércio (OMC) para resolver disputas comerciais entre o Brasil e outros países. “Eu não queria um aprendiz nessa área de comércio internacional e foi por isso que eu trouxe o Furlan para o Ministério. Ele tem experiência internacional, como representante da iniciativa privada, nessa área”, afirmou.
Lula disse que pretende fortalecer o Mercosul (inclusive estimulando o ingresso de novos países), apressar o fechamento de acordos com a União Européia e reforçar a relação do Brasil com China, Índia e Japão.
Ele afirmou que tratará “com cuidado” a negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). “Vamos discutir item por item, mas não vamos permitir que sejamos desrespeitados”, afirmou.
Jander Ramon e Theo Saad