Notícias

Governo divulgará linha de ação da política econômica

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2003

O Ministério da Fazenda divulgará nos próximos dias o programa econômico do Governo. O documento, que está sendo preparado pelo ministro Antonio Palocci e a sua equipe de secretários, conterá a linha de ação da gestão macroeconômica do País. “É um programa de trabalho”, informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto.

Segundo Canuto, a divulgação do programa visa a dar transparência às ações do Governo e permitir o diálogo com a sociedade. Na avaliação da equipe econômica, quanto maior o grau de confiança por parte dos agentes econômicos, melhor eles podem traçar as suas estratégias com segurança.

Por isso, o esforço em explicitar detalhadamente e de forma ordenada num documento as principais linhas de ação da política econômica. “O programa trará a direção das mudanças preconizadas para tornar o modelo econômico mais dinâmico e mais justo socialmente”, explicou o secretário.

Uma avaliação detalhada do contexto atual, que levou a decisão do Governo de elevar de 3,75% para 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de superávit primário das contas do setor público fará parte do documento. Considerações sobre a responsabilidade macroeconômica serão bem detalhadas. Outras ações serão incluídas na forma de uma arcabouço geral para uma discussão posterior entre o Governo, Congresso Nacional e sociedade.

O programa trará também uma parte explicativa sobre o quadro econômico herdado pelo novo Governo. “Terá também alguns aspectos da distribuição de renda e a relação com a macroeconomia”, informou Canuto. O programa também fará uma avaliação sobre a necessidade de reformas estruturais e a estratégia para permitir o aumento do acesso ao crédito pelo setor privado.