O secretário de Segurança Alimentar, José Graziano, disse que deverá lançar, na semana que vem, um serviço telefônico 0800 para receber doações da sociedade civil para o programa Fome Zero, carro-chefe do programa de Lula. O assunto vai ser discutido nesta sexta (03) na reunião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará com o seu secretariado.
Disposto a imprimir um estilo austero e disciplinado desde início do mandato, Lula deverá aproveitar a primeira reunião ministerial, para fazer uma série de recomendações à sua equipe. A principal diz respeito aos limites de despesas dos ministérios. Além disso, pedirá aos ministros austeridade na gestão do dinheiro público, enfatizará o compromisso do novo Governo com a ética e cobrará empenho de todos no programa Fome Zero. “O tema central será o combate à fome”, disse o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci.
A reunião ministerial começa às 9h, no Salão Oval do Palácio do Planalto, e deve durar mais de quatro horas. Lula abrirá o encontro. Segundo assessores, ele deve cobrar a elaboração imediata das metas que cada ministro terá que cumprir nos primeiros trinta dias. A idéia das metas foi inspirada no estilo do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Depois, Graziano fará uma exposição resumida do programa Fome Zero a todos os demais ministros. Na seqüência, Lula retoma a palavra para pedir o engajamento de todo o primeiro escalão no programa, considerado prioridade número um do novo governo. “O que o presidente quer é uma ação coordenada do governo”, disse o assessor.