O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal já oferecem em plataforma gráfica, na internet, o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e Informações à Previdência Social (Sefip). Até então, o serviço estava disponível apenas para empresas certificadas no sistema Conectividade Social.
O site do Ministério da Previdência oferece a versão multipacotes, preparada para ser copiada para seis disquetes e a versão completa (com 7,7 MB), para eventual gravação em CD. No site da Caixa existe a versão multipacotes.
O serviço foi oferecido após a publicação da portaria interministerial nº 116/2004, que prevê a obrigatoriedade de as empresas se certificarem no sistema Conectividade Social, segundo um cronograma.
Justificativa eleitoral
O eleitor que estiver fora da cidade onde vota nas eleições municipais, que ocorrem em 3 de outubro, poderá antecipar os procedimentos para a entrega de sua justificativa. A partir do dia 27 de setembro, o formulário estará disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos 27 TREs.
A entrega, porém, não pode ser virtual ou feita por terceiros. O eleitor poderá acessar o site para imprimir o formulário e levá-lo depois de preenchido a uma das zonas destinadas ao recebimento da justificativa, munido de seu título de eleitor ou qualquer outro documento de identificação.
Quem não tiver acesso a um computador, poderá pegar o formulário no dia da eleição, na entrada das seções ou das mesas receptoras de justificativa. O eleitor que não justificar sua ausência no dia da eleição terá prazo de 60 dias para apresentar um requerimento ao juiz eleitoral da zona onde está inscrito e explicar os motivos que o impossibilitaram de entregar o formulário.
Outra novidade para esta eleição, é que a partir do dia 24 de setembro os tribunais regionais informarão por telefone ou internet , o número do título do eleitor, zona eleitoral e seção, para auxiliar no preenchimento da justificativa.
Investimentos
A Rede Nacional de Informações sobre Investimento já está disponível via internet, na página do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O serviço oferece a empresários, pesquisadores, agências internacionais, executivos do serviço público e usuários em geral informações úteis ao processo de tomada de decisão e à ampliação do conhecimento na área.
Entre estas informações há dicas de onde investir (links para Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico), dados sobre financiamento (BNDES, Finep, BB, CEF), incentivos (Adene, Suframa), oportunidades de investimentos (Investe Brasil, Ministério do Turismo), além de uma lista de projetos que estão em gestação ou em desenvolvimento em diferentes etapas no Brasil.
A área pública poderá ser acessada por qualquer pessoa interessada no tema. A área restrita é dedicada à troca de experiências entre os agentes econômicos envolvidos na atração de investimentos.