Golpistas usam a Declaração de Isentos do IR
Golpistas estão usando falsamente a Declaração de Isentos do Imposto de Renda, via Internet, para enganar os contribuintes e obter informações sigilosas. O alerta é da Receita Federal, que pede às pessoas que não respondam a qualquer mensagem enviada por correio eletrônico em nome do órgão.
Segundo comunicado da Receita, internautas inescrupulosos enviam mensagens em forma de pergunta se o contribuinte “está com o CPF cancelado ou pendente de regularização”.
Ao responder, o contribuinte cai numa armadilha, pois as informações nesse caso podem estar sendo enviadas para desconhecidos.
A Receita e vários bancos, por diversas vezes, têm reiterado que não enviam mensagens via e-mail sem autorização dos contribuintes ou requisitam o preenchimento de formulários.
As denúncias relativas às mensagens falsas, usando o nome e o timbre da Receita Federal, estão sendo repassadas às autoridades competentes. O objetivo é descobrir a origem dos e-mails e punir os responsáveis pela tentativa de fraude.
As recomendações da Receita Federal são as seguintes:
1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal;
3. Excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita ou acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br).
A Receita Federal lembra também que o período de entrega da Declaração de Isento começa em agosto e termina em novembro.