Gestão de qualidade na Saúde rende certificação internacional
Pela primeira vez no Brasil um município recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) certificados NBR ISO 9001-2000 pela implantação de sistema de gestão de qualidade. As três certificações, inéditas para órgãos públicos dessa modalidade, foram obtidas pelo setor de Vigilância Sanitária, Laboratório de Saúde Pública e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Guarulhos.
A solenidade de entrega do ISO 9001-2000 aconteceu nesta segunda-feira, dia 23, no Centro Municipal de Educação Adamastor (Macedo). Para a diretora do DHPS, a certificação inédita no País “mostra que o servidor público é compromissado e capaz de promover mudanças de paradigmas e se enquadrar em padrões rigorosos de gestão de qualidade, com a finalidade de atender melhor a população”.
ISO 9001-2000 – O trabalho para a implantação da gestão de qualidade nos três setores, cujos serviços são oferecidos somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), teve início no final de 2006, com a revisão dos processos de trabalho, identificação dos clientes – que no caso é a população em geral –, para definição de suas necessidades e expectativas, além de capacitação de auditores internos. Para tanto, foi licitada uma empresa especializada em consultorias para esse fim.
Ao todo foram realizadas seis auditorias antes do pedido de certificação. As últimas duas foram efetuadas pela ABNT no mês passado, quando ficou constatado que o Sistema de Gestão de Qualidade estava definitivamente implementado. Sendo assim, a ABNT recomendou a certificação para os setores auditados, por entender que eles atendiam os requisitos da norma ISO-9001-2000.
Mais agilidade – No Laboratório de Saúde Pública, uma mudança significativa ocorreu na realização de sorologia para a detecção de doenças como a dengue, leptospirose, rubéola e hepatite A, B, e C. Esses exames, cujos resultados demoravam cerca de 15 a 30 dias, agora são concluídos em máximo cinco dias úteis. Já o de tuberculose, que levava em média 15 dias, agora é entregue em 48 horas.
No setor de Vigilância Sanitária, os processos para obtenção de alvará sanitário foram agilizados, sendo atendidos em no máximo quatro meses. Ou seja, os pedidos de alvará para estabelecimentos de serviços de saúde, como consultórios, laboratório e hospitais, terão a primeira vistoria em um mês. Para os que atuam na área de produtos, como drogarias e setor alimentício, o prazo é de quatro meses.
Já o Centro de Controle de Zoonoses ultrapassou a meta estabelecida e hoje contabiliza 85% dos pontos estratégicos para o controle da dengue sem larva do mosquito Aedes aegypti. No que se refere à remoção de animais agressivos, o CCZ, que antes não tinha prazo definido para a realização do serviço, agora atende 85% das solicitações em no máximo dois dias. Já nas situações emergenciais, o pedido é feito pelo telefone 6436-3666 e o recolhimento é efetuado em cerca de cinco horas.