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Gasto da Prefeitura com aluguéis já passa de R$ 1 milhão por mês

Guarulhos, 25 de agosto de 2009

Os gastos da Prefeitura de Guarulhos com a locação de 157 imóveis ultrapassam R$ 1 milhão por mês, com a confirmação do contrato do novo prédio da Secretaria de Finanças, publicado no Diário Oficial de sexta-feira. Entre os prédios, estão secretarias municipais, escolas, unidades básicas de saúde e até delegacias de polícia. O Guarulhos Hoje teve acesso à lista com informações de todos os prédios alugados.

O líder da lista de imóveis que custam caro aos cofres públicos do município é o próprio edifício da Secretaria de Finanças (como antecipado pelo GH em julho), na avenida Salgado Filho. O valor da locação é de R$ 100 mil mensais, por quatro anos, que serão pagos para a Flaumar Empreendimentos e Participações, proprietária do imóvel. O segundo da lista é o Hospital da Criança, cujo valor é de R$ 74.342,27 por mês, até novembro de 2010.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos, Wilson Lourenço, acredita que o Executivo deveria estudar a compra de equipamentos próprios para deixar de pagar aluguel. “É preciso uma estrutura adequada para atender o cidadão. O Paço Municipal poderia ser um grande complexo administrativo para abrigar mais de uma secretaria.” Apesar de considerar excessivo o número de prédios alugados pela Prefeitura (157), ele não vê problemas nos donos de imóveis que fazem as locações. “Como cidadão entendo que o Governo deveria economizar para evitar pagar esses aluguéis. Entretanto, não condeno os empreendedores que conseguem fazer disso uma oportunidade de negócio.”

De acordo com o líder da Oposição no Legislativo, Geraldo Celestino (PSDB), o contrato em R$ 100 mil da Secretaria de Finanças é um desperdício. “O aluguel é um dinheiro que vai pelo ralo. É legal, mas imoral.” Segundo o líder do Governo, vereador Zé Luiz (PT), não é possível acabar com as locações em curto prazo. “Nem sempre pagar aluguel é problema. Tem que ver a ocupação e localização dos espaços. Acho que no futuro a Prefeitura poderia centralizar algumas secretarias no mesmo local.”

A reportagem do GH questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de construção no um centro administrativo e se o Executivo pensa em comprar alguns imóveis que são alugados atualmente. No entanto, não houve resposta até o fechamento desta edição.