ACE-Guarulhos

FMI: todo o apoio ao Brasil

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, garantiu que a instituição dará todo o apoio possível ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

” O FMI e o Banco Mundial farão todo esforço possível para apoiar o Brasil e seu presidente ” afirmou Köhler durante um discurso na Quarta Conferência Anual da Rede Parlamentar do Banco Mundial, realizada em Vouliagmeni, próximo a Atenas.

O executivo elogiou Lula por sua verdadeira honestidade. Ele disse também que o Brasil realizou grandes progressos e que tem todas as condições de sair da crise.

” Não é um acidente da História o fato de que Lula foi eleito presidente prometendo ocupar-se da igualdade social (…) Lula está convencido de que a corrupção de seu país é como um câncer, como já me disse, e que é indispensável o funcionamento de instituições sólidas ” destacou Köhler.

O executivo do FMI se defendeu das críticas de alguns participantes na conferência e afirmou que este órgão internacional conseguiu alguns sucessos, principalmente em países como Coréia do Sul, México e Brasil, onde existe vontade política e social de alcançar a estabilidade econômica.

Mais de cem representantes de vários países estão participando da conferência em Vouliagmeni, cujo objetivo é reforçar o diálogo sobre o desenvolvimento internacional.

Köhler disse também que as maiores economias do mundo ainda têm espaço para novos cortes de juros, se necessário. Ele afirmou ainda que não espera uma recessão global apesar das atuais incertezas.

Sair da versão mobile