ACE-Guarulhos

Fiscalização a ambulante irregular é intensificada no Centro

Em esforço conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Transportes e Trânsito, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) tem intensificado a fiscalização ao comércio ambulante irregular na região central de Guarulhos. Desde a segunda-feira, dia 16, cerca de 20 agentes estão atuando no Centro de forma permanente.

Parte dos fiscais fica alocada em pontos fixos. Outros circulam entre a rua Capitão Gabriel e a extensão do calçadão da rua D. Pedro. Uma outra frente faz varreduras pelo entorno do Centro, abrangendo a praça Getúlio Vargas, praça dos Estudantes e as ruas Felício Marcondes, João Gonçalves e adjacências.

A Guarda Civil Municipal (GCM) participa da operação. Quatro guarnições motorizadas realizam rondas ostensivas em apoio aos fiscais. A presença dos guardas é em tempo integral e garante suporte às ações.

Nos primeiros dias da iniciativa, já é possível perceber a diminuição na presença de ambulantes ilegais. A constante presença de fiscais e guardas impede que o comércio irregular se estabeleça. Com isso, evita-se também os conflitos gerados quando são deflagradas operações de repressão com apreensões.

O reforço de fiscalização rendeu apreensões. Centenas de peças de roupa, calçados, equipamentos, brinquedos, produtos alimentícios, acessórios em geral, entre outros, já foram recolhidos pelos fiscais.

Para a Prefeitura, o objetivo da ação organizada pela SDU é inibir o comércio irregular. Após um levantamento apontar quais os setores do Centro registravam as maiores incidências de ambulantes ilegais, a fiscalização foi designada a fazer o monitoramento diário por tempo indeterminado.

Segundo a SDU, o foco maior não é a apreensão de mercadorias de forma coercitiva, mas sim estimular que as atividades econômicas praticadas em Guarulhos, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, ocorram de forma legal.

Sair da versão mobile