Notícias

Financeiras intensificam parcerias com o comércio

Guarulhos, 31 de maio de 2002

As financeiras estão intensificando as parceiras com o comércio. O objetivo é elevar em pelo menos 20% o número de lojas conveniadas, só neste ano. Com a ação, elas esperam aumentar também em 20% o número de operações de crédito direto ao consumidor, o CDC, utilizado para financiar compras a prazos no comércio. O aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiros, IOF, previsto para a segunda quinzena de junho, pode atrapalhar os planos das empresas. Por isso, as financeiras já estão se mobilizando a fim de exigir do governo que o aumento só seja aplicado em empréstimos superiores a R$ 50 mil.

Promoção – Para crescer e melhorar o relacionamento com o comércio, algumas financeiras, como é o caso da Losango, já começaram a investir pesado em promoções, que visam atrair mais consumidores para as lojas que já são parceiras da empresa. “Ganham os parceiros e o lojista que não é conveniado começa a se perguntar porque não firmar uma parceria”, explica Paula Lima, gerente de Marketing da Losango, financeira do banco Lloyd's TSB. A empresa realizou recentemente uma campanha para o Dia das Mães, com a participação do cantor Leonardo, que custou R$ 2,5 milhões. A campanha procurava chamar os consumidores para as lojas conveniadas à empresa, com a distribuição de adesivos e cartazes do cantor pelos estabelecimentos.

Crescimento – A Losango já é hoje a maior parceira do varejo, com mais de 14 mil pontos comerciais conveniados, entre eles a rede de lojas Arapuã. A meta da empresa é atingir cerca de 17 mil pontos até o final do ano. A financeira tem mais de 14 milhões de clientes em todo o Brasil, sendo que só no CDC a Losango tem R$ 1,5 bilhão emprestados.

Internet – A estratégia do Banco PanAmericano, financeira do grupo Silvio Santos – outra importante parceira do comércio -, foi eleger a Internet como uma de suas prioridades para a distribuição de seus produtos. Hoje, além de manter convênio com mais de 70 agências de automóveis, ela atua também em conjunto com lojas ambientadas na Web. Entre os parceiros do PanAmericano na Rede estão as Lojas Americanas, Fast Shop e ClickCasa, onde é possível financiar compras e ainda solicitar um empréstimo pessoal.

Vantagens – A parceria entre financeiras e comércio é vantajosa para as duas partes. Para as financeiras é uma maneira prática de oferecer crédito, sem ter de fazer grandes investimentos. Ela aproveita a estrutura e os clientes da loja para financiar pelo CDC. Do lado dos lojistas as vantagens também são grandes. Não é cobrado encargo algum para as financeiras atuarem no estabelecimento. Basta preencher formulário solicitando a parceria e encaminhar a uma financeira que atue com o crédito direto ao consumidor. Os lojistas recebem ainda as compras a vista e o risco do crediário aberto fica totalmente a cargo da financeira. É ela, por exemplo, que tem de arcar com o custo da inadimplência. Mas ganha com a cobrança de juros, de em média 8% ao mês, no parcelamento das compras.

Adriana Gavaça