Notícias

Finanças pode ir para prédio onde funcionava Menino Jesus

Guarulhos, 11 de março de 2009

A transferência da Secretaria de Finanças para o antigo prédio do Hospital Menino Jesus, na Vila Augusta, de propriedade do governo do Estado de São Paulo, ainda continua indefinida. De acordo com informações extra-oficiais, a Secretaria teria sido desalojada do atual prédio, localizado na avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, próximo à Receita Federal, para a construção de dois edifícios.

Porém o que mais preocupa os funcionários da Pasta é a possibilidade de contrair possíveis infecções por bactérias, caso realmente a transferência se confirme. O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública (Stap) deve protocolar requerimento para saber sobre o motivo da transferência. “Vamos tentar agendar uma reunião com o atual secretário para cobrar sobre a transferência”, comentou Francisco Jair de Souza Lima, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (Stap).

Interdição – O sindicalista explicou que denúncias chegaram ao sindicato sobre a suposta transferência. “Queremos saber também como está a situação do prédio e se existem aparelhos que possam comprometer a saúde dos funcionários públicos e também da própria população que necessitar ir até o local”. De acordo com Jair, a Prefeitura estaria transferindo fisicamente funcionários e órgãos para outros prédios sem conhecimento dos servidores públicos. “O Departamento de Sonorização, órgão da Secretaria da Cultura, está sendo transferido para um galpão sem as mínimas condições de uso localizado na avenida Tiradentes. Inclusive o local foi interditado pela Defesa Civil”.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que não foi firmado nenhum convênio com a Prefeitura de Guarulhos para a utilização do prédio. A Secretaria informou ainda que não existe nenhum projeto para o edifício e nem mesmo o de reativar o antigo hospital, abandonado há mais de 10 anos. O presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, vereador José Mário (PTN), disse que não existe a mínima possibilidade dos funcionários serem infectados. “Não havendo elemento vivo não existe o risco de haver bactérias no prédio. Não tem motivo para que o local fique como uma casa mal assombrada. A bactéria só existe quando tem elementos vivos”.

O vereador explicou também explicou também que caso existam equipamentos, entre elas máquinas de raios X, os mesmos não oferecem riscos as funcionários. “Posso dormir ao lado de um aparelho ionizante durante o período que ele não estiver sendo utilizado que não existe problema de contaminação”, finalizou.

Com relação à mudança da Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria de Saúde informa que, caso seja confirmada a transferência, será precedida uma reforma e processo de higienização, descartando qualquer possibilidade de contaminação. O secretário de Finanças, Nestor Seabra, informou por intermédio da assessoria de imprensa, informou que não se pronunciaria sobre o assunto.