A Páscoa chegou mais cedo às redes de supermercados. Desde o início da semana, as lojas dos grupos Pão de Açúcar, Wal-Mart e Carrefour exibem em suas prateleiras ovos de chocolate e coelhinhos de marca própria, atraindo a atenção dos consumidores para o evento antecipado. A festa mais saborosa do calendário comercial cai no dia 23 de março – no ano passado foi em 8 de abril – e a expectativa do varejo é de vender até 30% mais neste ano.
Apesar do desafio do comércio e da indústria de conquistar o cliente, que acaba de gastar com matrículas e material escolar, o Pão de Açúcar está otimista e pretende vender 2 milhões de toneladas de chocolate. “Nós planejamos e saímos à frente do mercado com a oferta de produtos sazonais ainda no final de janeiro”, diz Alexandra Santos, diretora de marcas próprias do grupo.
Os primeiros produtos a chegar às lojas foram itens exclusivos, como os miniovos Turma da Páscoa, de 40 gramas e 80 gramas, vendidos a R$ 1,49 e R$ 2,99, respectivamente mesmos preços cobrados em 2007. A novidade são os ovos de marca própria em todas as redes do grupo, que inclui os hipermercados Extra e os supermercados CompreBem, Sendas e Pão de Açúcar. Todas as lojas terão com 21 opções exclusivas, com o nome da empresa.
A partir de hoje, os consumidores terão à disposição cerca de 20 opções de colomba de Páscoa, com preços a partir de R$ 3,90. O grupo acredita em um volume 10% superior ao vendido no mesmo período do ano passado.
No Carrefour, a previsão é de vender 1,6 milhão de toneladas de chocolate, 15% mais em relação à Páscoa de 2007. Para o diretor de produtos de grande consumo da empresa, Karim Nabi, a intenção de iniciar as vendas no período de carnaval foi planejada há muito tempo. “Criamos a sensação de Páscoa antecipada com a venda de miniovos para que o consumidor comece a conhecer a qualidade dos produtos e opte pelo nosso na hora de fazer as grandes compras”, diz. A expectativa da rede é de ampliar em 30% as vendas em volume e faturamento sobre a mesma data de 2007.
Já o Wal-Mart espera vender 12% mais nas lojas do Sudeste e 15% mais no Nordeste. Os produtos também estão nas lojas desde o início do carnaval e a rede ainda negocia os valores com seus fornecedores. Segundo Hoover Cruz, diretor de produtos, os fabricantes querem aumentar os preços entre 5% e 7%.
Na loja Armarinhos Fernando, na Rua 25 de Março, o início da venda de ovos de Páscoa está previsto para a próxima segunda-feira. De acordo com o gerente-geral, Marcio Gavranic, a prioridade no período ainda são as vendas de material escolar, uma das três melhores datas em volume de faturamento para o estabelecimento.