O micro e pequeno empresário que acredita que exportação é assunto apenas para as grandes empresas, certamente está na hora de rever os seus conceitos. Investir em exportação pode ser um bom negócio, já que, com o mercado interno em baixa, é possível reverter prejuízos e planejar políticas de exportação específicas para o seu negócio obter novas fontes de recursos.
E para os que ainda crê que exportação seja sinônimo de grandes empresas é que foi lançado na terça-feira (18/05), pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo o “Manual Básico de Exportações” dirigido às MPEs.
Segundo a Fiesp, o primeiro objetivo do guia é atender à falta de informações sobre as exportações comuns aos micro e pequenos empresários. “Muitas empresas não têm acesso à informação, outras acham difícil, caro ou estão preocupadas em driblar as dificuldades do comércio interno”, afirma Fábio Caldeo, diretor do departamento de Relações Internacionais da Fiesp, ao ressaltar os principais entraves à exportação encontrados pelo segmento.
De acordo com Caldeo ainda, depois da restrita divulgação de informações sobre as exportações, o segundo maior desafio enfrentado pelas MPEs no país quando o assunto é exportação é a obtenção de incentivos para investir na proposta de forma mais significativa. “Elas precisam de uma ação de alavanca para o mercado externo”, avalia o diretor.
O novo manual, além de indicar o caminho para a exportação, também procura auxiliar o micro e pequeno empresário em atividades relacionadas às vendas externas, como a obtenção de financiamento e certificados de padrões de qualidade internacionais.
Os associados da Fiesp irão receber o manual impresso da federação através das Diretorias Regionais do Ciesp. O guia também pode ser encontrado para download no site da Fiesp. Para acessá-lo, clique aqui.
Carolina Castro