Em palestra proferida na manhã de segunda-feira, na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comparou o fisiologismo do governo Lula – apoio político obtido no Congresso em troca de cargos – à praga de cupim.
Segundo Fernando Henrique, indicações partidárias em estatais importantes, como a Petrobras e o Banco Brasil, passaram do limite e minam a capacidade da máquina pública. “Estamos sofrendo a cupinização do Estado brasileiro, em que o loteamento dos cargos acabou sendo ocupado por políticos, que substituem os técnicos capacitados”, denunciou o tucano, que governou o País de 1995 a 2002.
Sobre a crise econômica, FHC defendeu a implementação de políticas econômicas que incentivem a parceria do poder público com o privado, o controle de gastos públicos e a renovação da ação parlamentar.
Transmissão ao vivo – A palestra de FHC foi transmitida ao vivo pelo site da ACE-Guarulhos, em parceria com a ACSP e a Facesp. Um dos telespectadores foi o presidente do Conselho deliberativo da entidade, Anunciato Thomeo Sobrinho, que parabenizou a iniciativa. “A palestra foi muito boa. Apesar das alfinetas que o ex-presidente fez ao governo Lula, ele mostrou ser um verdadeiro estadista”, disse.
O presidente da ACSP, Alencar Burti, destacou o equilíbrio da palestra do ex-presidente. “Nós estamos aqui discutindo o País. A crise é o momento de se buscar soluções que atendam ao interesse público. E por seu acervo cultural e político, o ex-presidente é um homem que não pode faltar ao debate”, destacou o presidente Burti