Festa para Mãe, e para casa
O Dia das Mães, data mais aguardada pelo varejo depois do Natal, está movimentando até o setor de móveis e utilidades domésticas em São Paulo. Consumidores como o gerente de seguros Nilton Hypólito elevam as estatísticas de vendas do setor. Junto com as filhas, ele foi ao Interlar Aricanduva, shopping especializado em móveis, no último final de semana, para comprar um jogo de sofás e um rack. “É um presente para a minha esposa e para toda a família ao mesmo tempo”, disse.
Pensando nesses consumidores, algumas lojas de departamento, de bairro e shoppings esperam crescer entre 20% e 35% em volume de vendas neste Dia das Mães sobre 2006. Entre elas, a rede Sid Lar.
Segundo o gerente da marca no Interlar Aricanduva, Benjamim Saraiva, a loja recebeu dez pedidos de entregas para as mães apenas no último sábado. “Minha expectativa é dobrar os pedidos no próximo final de semana”, afirmou. Segundo ele, por se tratar de um presente de maior valor, os clientes preferem parcelar o pagamento em dez vezes no cartão.
Parcelamento também é a principal opção dos clientes da loja Marabraz do mesmo shopping, que projeta crescimento de 35% sobre as vendas do ano passado. No sábado, a loja era uma das mais movimentadas. “Cerca de 50% dos consumidores preferem o cartão de crédito. O resto se divide entre cheque pré-datado, dinheiro e carnê”, disse o gerente Yussef Abbas. A expectativa otimista se deve à campanha feita pela rede, que sorteará R$ 100 mil.
De acordo com o gerente administrativo do Interlar, Ronaldo Rossoni, o centro de compras recebeu 400 mil pessoas no último final de semana e esse número deve aumentar no próximo. “A maioria das pessoas deixa para comprar na última hora, inclusive móveis.”
Linha especial – Do outro lado da cidade, a gerente da loja Ibirapuera da Tok&Stock, Cláudia Moretti, também aposta em alta nas vendas. Segundo ela, comprar móveis nesta época do ano é uma tendência. “O consumidor adora presentear a mãe com uma poltrona confortável, por exemplo. É um presente para a casa e para o bem-estar dela.”
A rede criou uma linha especial de produtos para as mães, que inclui roupão, toalhas, jogo de xícaras de café e velas aromatizadas. Para Cláudia, os produtos servem como “complemento” do presente. A expectativa é que as vendas cresçam 30% em maio sobre o ano passado. “Estamos tão otimistas que saímos na frente da concorrência e já lançamos a campanha do Dia dos Namorados”, revela.
Já a loja Multicoisas de Moema aposta na linha de informática “belíssima” com mouse e teclado floridos para atrair os filhos, além dos tradicionais itens de utilidades domésticas que sempre se destacam no período. De acordo com a gerente Neuza Pedrosa Nogueira, as vendas no início de maio estão melhores do que em 2006. “Estamos projetando crescimento de 20% este ano, contra apenas 10% de expansão no mês das mães do ano passado.”