Feirantes pedem a vinda de um Ceagesp à Guarulhos
O Sindicato dos Feirantes de Guarulhos espera que a Secretaria do Estado e Agricultura e Abastecimento traga para a cidade um centro de abastecimento, nos mesmos moldes da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A proposta foi apresentada na quarta-feira ao governo estadual.
O advogado do sindicato, Carlos Ishiara, afirmou que a entidade foi convidada a participar da elaboração do projeto com a Secretaria, que já pensava na ideia. “É um início de conversa. Todos os feirantes têm que ir ao Ceagesp, mas seria melhor desmembrar a central única e colocar em várias regiões.” Ele explica que, entre as dificuldades de ir até a Ceagesp, estão a distância de Guarulhos, o tráfego na Marginal Tietê e as chuvas que trazem perda de alimentos na Centro de Abastecimento.
Segundo Ishiara, uma central na cidade também beneficiaria feirantes dos municípios vizinhos. A proposta seria inclusive oferecer venda dos produtos pela internet. Entretanto, o sindicato não teme que isso afete o movimento nas feiras livres. “O nosso público é fiel.”
O vereador Eduardo Kamei (PSDB) participou da reunião da Secretaria com o sindicato e confirmou que os feirantes participarão do projeto de uma Central de Abastecimento. “Será algo bom para todo o Alto Tietê, mas as coisas ainda estão em fase embrionária.”
Apesar das declarações do parlamentar e de Ishiara, a assessoria de imprensa da Secretaria do Estado e Agricultura e Abastecimento negou a solicitação de qualquer Central de Abastecimento na cidade.