ACE-Guarulhos

Feirantes de Guarulhos fazem protesto em frente à Prefeitura

Um protesto reuniu cerca de 200 feirantes na manhã desta terça-feira, 24, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, de acordo com a Polícia Militar. Eles reclamam contra o que consideram ações arbitrárias por parte da Prefeitura Municipal, que fez alterações no local de ao menos três feiras livres sem consultar a categoria.Uma comissão dos feirantes foi recebida pelo secretário de governo Elson Roberto de Souza por volta das 11h30.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a mudança das feiras visa melhorar o trânsito em alguns pontos de grande fluxo da cidade transferindo algumas dessas feiras para novos lugares. De acordo com Gerson Amaral, feirante que participa do ato, cerca de três mil pastéis e pelo menos cem caixas de banana foram entregues à população.

Segundo a PM, não houve conflitos no protesto, que começou por volta das 7h30. Aproximadamente 30 caminhões estavam estacionados na Avenida Bom Clima por volta das 11h, informou a Polícia Militar. No entanto, segundo a PM, o trânsito fluía pelas outras faixas da via.

“Vamos protestar contra a prefeitura, contra a forma como ela vem agindo em relação aos feirantes. Nós queremos a suspensão das medidas que determinaram as mudanças do local de três feiras”, disse o diretor do Sindicato dos Feirantes (Sindifeiras) de Guarulhos, Édson Uehara.

Na semana passada, o executivo da cidade publicou no Diário Oficial a medida, o que irritou os feirantes. “Em um prazo muito curto, a prefeitura impôs a mudança de rua. Antes, quando ia haver mudança, o sindicato era comunicado e eram estudadas alternativas. Se não houver concordância, nos reuníamos com e decidíamos a melhor solução. Nada era imposto”, reclamou Édson. As feiras atingidas são as da Avenida Salgado Filho, da Avenida Rio Real e da Rua Paulo Fascini.

Se os feirantes não conseguirem se reunir na manhã desta terça com o prefeito Elói Pietá (PT), eles prometem seguir em carreata até a Câmara Municipal de Guarulhos. De acordo com o diretor do sindicato, Guarulhos conta com mais de 1000 feirantes.

Por dia na cidade, são realizadas cerca de sete feiras oficiais e outras sete não oficiais, mas reconhecidas pela prefeitura, de acordo com o diretor do sindicato, e chamadas de “comboio”, nas quais os feirantes se reúnem todos para montar as barracas.

Sair da versão mobile