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Fatores competitivos – estratégias e avaliações empresariais

Guarulhos, 28 de janeiro de 2004

Este é um dos pontos que estão mais evidentes e em pauta dentro de uma organização. A procura constante de elementos chave que criem fatores altamente competitivos, faz com que qualquer segmento de atuação consiga se destacar diante de seu mercado, concorrentes e consumidores.

A procura da sonhada Vantagem Competitiva é uma busca constante e praticada com muita dedicação e esforço, pois quanto maiores forem os elementos diferenciadores e positivos dentro da sua atuação, maiores serão os resultados alcançados.

Assim, a todo momento, surgem estudos de mercado realizados por diferentes instituições e organizações que buscam evidenciar junto ao mercado os fatores de competitividade mais importantes na avaliação das empresas que atuam fortemente na busca de diferenciais palpáveis e potenciais para a conversão imediata de aspectos positivos e que proporcionem um crescimento estrutural e financeiro.

Desta forma, evidenciou-se que 90% das empresas classificam que políticas de preço baixo e altamente competitivo, é um fator importante no posicionamento do mercado do produto e/ou serviço, mas que esta prática deve ser realizada de forma consciente e estrategicamente bem delineada, pois uma ação sem foco específico, pode reverter em prejuízos muitas vezes irreversíveis frente a imagem criada no mercado, pois ainda está embutido na mente do consumidor que qualidade está relacionada a preço.

Com isso, as organizações buscam trabalhar concomitantemente à esta estratégia de preço, outros elementos importantes dentro deste processo. Para cerca de 92% das empresas, trabalhar a marca estrategicamente trás fatores de altíssima importância para a atuação, assim como manter um relacionamento estável com seus clientes poderá trazer a longo prazo resultados positivos dentro de uma atuação que sofre constantemente a influência de inúmeros fatores mercadológicos, econômicos e fiscais.

Diante da atuação e estruturação interna do processo, para 55% das empresas manter um relacionamento de longo prazo com os fornecedores podem gerar oportunidades de trabalho diferenciados, pois para 71% dos casos este relacionamento gera a aquisição de matérias-primas e componentes com custo mais baixo, porém com a qualidade alta, pois toda organização deve prezar por um processo uniforme que possa gerar no produto final uma alta conformidade.

Mas a questão junto aos fornecedores é muito mais importante e com amplitudes de ação vasta. Para 59% das empresas, manter o menor número possível de fornecedores é uma estratégia que proporciona resultado, mas para conseguir este tipo de prática, é necessário inúmeras negociações e análises diante de um procedimento, pois quanto maior for a abrangência de fornecimento de um único ponto, mais ágil tornar-se-á o processo, visto que, a organização poderá trabalhar no sistema just-in-time, já que para a maioria das empresas, o custo baixo de estoque é primordial, ou seja, acaba transferindo estes gastos para o fornecedor, que muda a política do processo, entregando os insumos e demais componentes através de um processo programado e de acordo com o controle de produção.

Ajuste, esta é a ação que as empresas realizam a todo momento na busca do otimizar a relação tempo = faturamento. A agilidade unida com a conformidade pode gerar à organização e aos seus produtos e serviços um plus, e com isso possibilitar ações diferenciadas junto ao mercado. Porém, estes ajustes requerem da organização um equacionar de processo, pois a política interna deverá ser toda voltada a um desenvolvimento altamente preciso e com um comprometimento muito grande de cada um dos departamentos nas fases envolvidas.

Em 65% dos casos há índices apontando que a conformidade na compra dos insumos e componentes é algo imprescindível, sendo que 56% classificam que o preço baixo para a compra desses insumos poderá gerar ações mais positivas tanto para a empresa como para o mercado consumidor. Desta forma, 56% dos casos traduzem que quanto maior for a qualidade do processo, melhor será o atendimento as especificações.

O que podemos perceber e analisar diante dos dados aqui expostos, é a forte preocupação empresarial em obter inúmeros recursos para a geração de oportunidades frente ao mercado. É muito importante para esta atuação o bom relacionamento com todas as outras empresas que estiverem envolvidas direta e indiretamente no seu processo, já que a forma de atuar depende do comprometimento junto a terceiros, o que forma a cadeia de processo.

Para que a exposição da marca, produtos e/ou serviços junto ao mercado sejam estrategicamente bem realizados, toda organização necessita de uma coerência interna de processo, para que suas práticas externas sejam bem sucedidas e respaldadas por elementos que certifiquem àqueles que estiverem realizando a aquisição, uma confiança na qualidade e conformidade daquilo que está incorporando ao processo pessoal ou empresarial.

Inúmeros são os elementos de análise, verificação e apontamentos para a atuação empresarial dentro de um contexto macro-econômico e para isso, todos aqueles que estão ou pretendem entrar no mercado, devem pensar de forma global e buscar evidenciar os pontos positivos e negativos de seu processo, para que assim possam gerar elementos positivos e criar a sonhada Vantagem Competitiva.

Por Thiago Cabrino




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Fatores Competitivos – Estratégias e Avaliações Empresariais

Guarulhos, 10 de dezembro de 2002

Este é um dos pontos que estão mais evidentes e em pauta dentro de uma organização. A procura constante de elementos chave que criem fatores altamente competitivos, faz com que qualquer segmento de atuação consiga se destacar diante de seu mercado, concorrentes e consumidores.

A procura da sonhada Vantagem Competitiva é uma busca constante e praticada com muita dedicação e esforço, pois quanto maiores forem os elementos diferenciadores e positivos dentro da sua atuação, maiores serão os resultados alcançados.

Assim, a todo momento, surgem estudos de mercado realizados por diferentes instituições e organizações que buscam evidenciar junto ao mercado os fatores de competitividade mais importantes na avaliação das empresas que atuam fortemente na busca de diferenciais palpáveis e potenciais para a conversão imediata de aspectos positivos e que proporcionem um crescimento estrutural e financeiro.

Desta forma, evidenciou-se que 90% das empresas classificam que políticas de preço baixo e altamente competitivo, é um fator importante no posicionamento do mercado do produto e/ou serviço, mas que esta prática deve ser realizada de forma consciente e estrategicamente bem delineada, pois uma ação sem foco específico, pode reverter em prejuízos muitas vezes irreversíveis frente a imagem criada no mercado, pois ainda está embutido na mente do consumidor que qualidade está relacionada a preço.

Com isso, as organizações buscam trabalhar concomitantemente à esta estratégia de preço, outros elementos importantes dentro deste processo. Para cerca de 92% das empresas, trabalhar a marca estrategicamente trás fatores de altíssima importância para a atuação, assim como manter um relacionamento estável com seus clientes poderá trazer a longo prazo resultados positivos dentro de uma atuação que sofre constantemente a influência de inúmeros fatores mercadológicos, econômicos e fiscais.

Diante da atuação e estruturação interna do processo, para 55% das empresas manter um relacionamento de longo prazo com os fornecedores podem gerar oportunidades de trabalho diferenciados, pois para 71% dos casos este relacionamento gera a aquisição de matérias-primas e componentes com custo mais baixo, porém com a qualidade alta, pois toda organização deve prezar por um processo uniforme que possa gerar no produto final uma alta conformidade.

Mas a questão junto aos fornecedores é muito mais importante e com amplitudes de ação vasta. Para 59% das empresas, manter o menor número possível de fornecedores é uma estratégia que proporciona resultado, mas para conseguir este tipo de prática, é necessário inúmeras negociações e análises diante de um procedimento, pois quanto maior for a abrangência de fornecimento de um único ponto, mais ágil tornar-se-á o processo, visto que, a organização poderá trabalhar no sistema just-in-time, já que para a maioria das empresas, o custo baixo de estoque é primordial, ou seja, acaba transferindo estes gastos para o fornecedor, que muda a política do processo, entregando os insumos e demais componentes através de um processo programado e de acordo com o controle de produção.

Ajuste, esta é a ação que as empresas realizam a todo momento na busca do otimizar a relação tempo = faturamento. A agilidade unida com a conformidade pode gerar à organização e aos seus produtos e serviços um plus, e com isso possibilitar ações diferenciadas junto ao mercado. Porém, estes ajustes requerem da organização um equacionar de processo, pois a política interna deverá ser toda voltada a um desenvolvimento altamente preciso e com um comprometimento muito grande de cada um dos departamentos nas fases envolvidas.

Em 65% dos casos há índices apontando que a conformidade na compra dos insumos e componentes é algo imprescindível, sendo que 56% classificam que o preço baixo para a compra desses insumos poderá gerar ações mais positivas tanto para a empresa como para o mercado consumidor. Desta forma, 56% dos casos traduzem que quanto maior for a qualidade do processo, melhor será o atendimento as especificações.

O que podemos perceber e analisar diante dos dados aqui expostos, é a forte preocupação empresarial em obter inúmeros recursos para a geração de oportunidades frente ao mercado. É muito importante para esta atuação o bom relacionamento com todas as outras empresas que estiverem envolvidas direta e indiretamente no seu processo, já que a forma de atuar depende do comprometimento junto a terceiros, o que forma a cadeia de processo.

Para que a exposição da marca, produtos e/ou serviços junto ao mercado sejam estrategicamente bem realizados, toda organização necessita de uma coerência interna de processo, para que suas praticas externas sejam bem sucedidas e respaldadas por elementos que certifiquem àqueles que estiverem realizando a aquisição, uma confiança na qualidade e conformidade daquilo que está incorporando ao processo pessoal ou empresarial.

Inúmeros são os elementos de análise, verificação e apontamentos para a atuação empresarial dentro de um contexto macro-econômico e para isso, todos aqueles que estão ou pretendem entrar no mercado, devem pensar de forma global e buscar evidenciar os pontos positivos e negativos de seu processo, para que assim possam gerar elementos positivos e criar a sonhada Vantagem Competitiva.

Thiago Cabrino




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Fatores Competitivos – Estratégias e Avaliações Empresariais

Guarulhos, 29 de outubro de 2002

Este é um dos pontos que estão mais evidentes e em pauta dentro de uma organização. A procura constante de elementos chave que criem fatores altamente competitivos, faz com que qualquer segmento de atuação consiga se destacar diante de seu mercado, concorrentes e consumidores.

A procura da sonhada Vantagem Competitiva é uma busca constante e praticada com muita dedicação e esforço, pois quanto maiores forem os elementos diferenciadores e positivos dentro da sua atuação, maiores serão os resultados alcançados.

Assim, a todo momento, surgem estudos de mercado realizados por diferentes instituições e organizações que buscam evidenciar junto ao mercado os fatores de competitividade mais importantes na avaliação das empresas que atuam fortemente na busca de diferenciais palpáveis e potenciais para a conversão imediata de aspectos positivos e que proporcionem um crescimento estrutural e financeiro.

Desta forma, evidenciou-se que 90% das empresas classificam que políticas de preço baixo e altamente competitivo, é um fator importante no posicionamento do mercado do produto e/ou serviço, mas que esta prática deve ser realizada de forma consciente e estrategicamente bem delineada, pois uma ação sem foco específico, pode reverter em prejuízos muitas vezes irreversíveis frente a imagem criada no mercado, pois ainda está embutido na mente do consumidor que qualidade está relacionada a preço.

Com isso, as organizações buscam trabalhar concomitantemente à esta estratégia de preço, outros elementos importantes dentro deste processo. Para cerca de 92% das empresas, trabalhar a marca estrategicamente trás fatores de altíssima importância para a atuação, assim como manter um relacionamento estável com seus clientes poderá trazer a longo prazo resultados positivos dentro de uma atuação que sofre constantemente a influência de inúmeros fatores mercadológicos, econômicos e fiscais.

Diante da atuação e estruturação interna do processo, para 55% das empresas manter um relacionamento de longo prazo com os fornecedores podem gerar oportunidades de trabalho diferenciados, pois para 71% dos casos este relacionamento gera a aquisição de matérias-primas e componentes com custo mais baixo, porém com a qualidade alta, pois toda organização deve prezar por um processo uniforme que possa gerar no produto final uma alta conformidade.

Mas a questão junto aos fornecedores é muito mais importante e com amplitudes de ação vasta. Para 59% das empresas, manter o menor número possível de fornecedores é uma estratégia que proporciona resultado, mas para conseguir este tipo de prática, é necessário inúmeras negociações e análises diante de um procedimento, pois quanto maior for a abrangência de fornecimento de um único ponto, mais ágil tornar-se-á o processo, visto que, a organização poderá trabalhar no sistema just-in-time, já que para a maioria das empresas, o custo baixo de estoque é primordial, ou seja, acaba transferindo estes gastos para o fornecedor, que muda a política do processo, entregando os insumos e demais componentes através de um processo programado e de acordo com o controle de produção.

Ajuste, esta é a ação que as empresas realizam a todo momento na busca do otimizar a relação tempo = faturamento. A agilidade unida com a conformidade pode gerar à organização e aos seus produtos e serviços um plus, e com isso possibilitar ações diferenciadas junto ao mercado. Porém, estes ajustes requerem da organização um equacionar de processo, pois a política interna deverá ser toda voltada a um desenvolvimento altamente preciso e com um comprometimento muito grande de cada um dos departamentos nas fases envolvidas.

Em 65% dos casos há índices apontando que a conformidade na compra dos insumos e componentes é algo imprescindível, sendo que 56% classificam que o preço baixo para a compra desses insumos poderá gerar ações mais positivas tanto para a empresa como para o mercado consumidor. Desta forma, 56% dos casos traduzem que quanto maior for a qualidade do processo, melhor será o atendimento as especificações.

O que podemos perceber e analisar diante dos dados aqui expostos, é a forte preocupação empresarial em obter inúmeros recursos para a geração de oportunidades frente ao mercado. É muito importante para esta atuação o bom relacionamento com todas as outras empresas que estiverem envolvidas direta e indiretamente no seu processo, já que a forma de atuar depende do comprometimento junto a terceiros, o que forma a cadeia de processo.

Para que a exposição da marca, produtos e/ou serviços junto ao mercado sejam estrategicamente bem realizados, toda organização necessita de uma coerência interna de processo, para que suas praticas externas sejam bem sucedidas e respaldadas por elementos que certifiquem àqueles que estiverem realizando a aquisição, uma confiança na qualidade e conformidade daquilo que está incorporando ao processo pessoal ou empresarial.

Inúmeros são os elementos de análise, verificação e apontamentos para a atuação empresarial dentro de um contexto macro-econômico e para isso, todos aqueles que estão ou pretendem entrar no mercado, devem pensar de forma global e buscar evidenciar os pontos positivos e negativos de seu processo, para que assim possam gerar elementos positivos e criar a sonhada Vantagem Competitiva.

Thiago Cabrino