A Faculdade Eniac, localizada no Centro de Guarulhos, na Grande São Paulo, apresentou o único edifício sustentável da cidade na manhã desta terça-feira, 19 de agosto. Convidados, autoridades e empresários de Guarulhos e região também conferiram a inauguração do Centro de Eventos Eniac, na sede da instituição.
Novo prédio da Faculdade Eniac
O novo edifício da faculdade tem cinco andares, totalizando seis mil metros quadrados de área construída. São oito salas por andar, todas equipadas com tecnologia de ponta – aparelhos de áudio-visual, internet sem fio e biometria, entre outras novidades.
Na questão de sustentabilidade, o edifício conta com uma cisterna para armazenar 70 mil litros de água de chuva. Além disso, a Faculdade Eniac tem uma usina de tratamento de esgoto própria, um complexo de quatro toneladas que vai tratar todo o esgoto produzido, eliminando apenas água potável na rede de capacitação de Guarulhos. A usina já entra em funcionamento no dia 10 de setembro.
“Com essas ações, a Faculdade Eniac será auto-suficiente em relação a água potável já em agosto de 2009”, acrescenta Ruy Guérios, mantenedor da instituição e atual presidente da Associação Nacional de Ensino Tecnológico (Anet).
Já no aspecto de responsabilidade social, o edifício disponibiliza uma biblioteca pública com 500 metros quadrados de área – equipada com dezenas de computadores com acesso a internet – e o Centro de Eventos Eniac, auditório de 350 lugares e com a estrutura necessária para receber eventos culturais, empresariais e sociais de Guarulhos. O Centro de Eventos Eniac também conta com espaços para exposição de produtos e serviços. Receberá ainda diversas atividades promovidas pela Faculdade e Colégio Eniac, tornando-se um importante espaço para as manifestações culturais e educacionais dos próprios alunos da instituição.
Ruy Guérios descerrou a placa do novo auditório
Por se tratar de uma obra sustentável, o investimento foi em média 5% a 10% superior a de um projeto comum. “No entanto, o edifício sustentável traz um retorno certo em 10 ou 15 anos, já que seremos auto-suficientes em coisas simples, como água potável”, aponta Guérios.
O mantenedor acredita que não basta apenas ser porta-voz, é necessário colocar em prática e ser o exemplo para alunos e comunidade. “Nós que atuamos em educação temos a obrigação de trabalhar com a sustentabilidade”, acrescenta.
Presente na solenidade, o prefeito de Guarulhos Elói Pietá ressaltou que o Eniac vem desenvolvendo papéis decisivos na sociedade e cumprimenta as iniciativas em prol do futuro.
Homenagens – A solenidade também prestou homenagens com a inauguração da Sala Daniel Lopes – diretor acadêmico da Faculdade Eniac – e da Sala Lenice Sampaio Alves Leal – secretária-geral e colaborada por vários anos, falecida em dezembro.
Ruy Guérios descerrou a placa do Centro de Eventos Eniac nomeado Auditório Renata O. Way Mansur Guérios, em homenagem a mãe do mantenedor, também presente na solenidade.