ACE-Guarulhos

Fórum Metropolitano de Segurança Pública prepara pauta para a Plenária

Além de fazer um balanço de 2003, a reunião dos grupos de trabalho desta quinta-feira (11) definiu uma linha técnica para o relacionamento futuro com representantes do governo estadual, visando ampliar o leque de informações do Infocrim, evitando posicionamentos políticos.

Estas foram as condutas definidas pelo prefeito Elói Pietá (PT), do grupo de trabalho do Infocrim, e pelo prefeito de Santana de Parnaíba, Silvio Pecioli, coordenador do Fórum Metropolitano de Segurança Pública. A reunião plenária da entidade está prevista para o próximo dia 26.

Até lá, os grupos de trabalho deverão definir outros temas, como estipular um primeiro grupo a receber o curso de gestão local de políticas e programas de prevenção do crime e da violência; e elaborar comissão de acompanhamento da MP 157, que regula o armamento das guardas municipais. Pietá pretende conversar com políticos e autoridades do setor, na próxima semana, quando viaja para Brasília.

Até o momento, apenas os municípios de São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes estão conectados ao Infocrim. A ampliação da oferta de informações aos municípios começa a ser negociada com a formação de equipes técnicas, tanto do Fórum quanto da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Outras propostas como o gerenciamento de políticas municipais de segurança, a captação de dados e a criação de linhas telefônicas gratuitas – específicas para receber denúncias nos próprios municípios – foram referendadas no encontro preparatório para a reunião plenária do dia 26, última sexta-feira de março.

Sair da versão mobile