Fácil completa três anos
Central da prefeitura já atendeu mais de 1 milhão e 100 mil pessoas
Nesse mês de agosto, o Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão completa seu terceiro aniversário totalizando mais de 1 milhão e 100 mil atendimentos em suas seis agências. A primeira unidade, no Bom Clima, entrou em funcionamento no dia 12 de agosto de 2002 no Paço Municipal e, no ano seguinte, o serviço foi descentralizado com a abertura de cinco novas agências: Parque Jurema, Taboão, Jardim São João, Jardim Presidente Dutra e Cumbica. Em cada uma das unidades, o munícipe encontra mais de 700 serviços da Prefeitura, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Proguaru que são fruto de um amplo trabalho de desburocratização, simplificação de procedimentos, informatização dos departamentos da Prefeitura, além de investimentos em treinamento técnico dos servidores.
Para o secretário de Administração, José Luiz Ferreira Guimarães, a implantação do Fácil estabeleceu um novo conceito no atendimento público com qualidade, respeito e dignidade, e a meta é continuar aperfeiçoando a prestação de serviços ao munícipe. “A Prefeitura continua investindo na capacitação dos funcionários, em sistemas operacionais e equipamentos para tornar os procedimentos mais ágeis”, afirmou. Guimarães acrescentou também que os estudos para a instalação de um call center (central de atendimento telefônico) e a disponibilização dos serviços pela internet estão em andamento.
Modelo para outras cidades – De acordo com a Secretaria de Administração, o Fácil têm servido de modelo de atendimento para várias cidades do interior do Estado de São Paulo, como Jaboticabal, Mauá, Amparo e Osasco. A média de atendimento do Fácil, que conta com 138 funcionários, é de 1.500 pessoas por dia. Entre os serviços mais solicitados estão: protocolamento de documentos; parcelamento de débitos; segundas vias de tributos; solicitações de serviços de conservação e manutenção da cidade; abertura, encerramento e transferência de firmas; alvarás de uso do solo, entre outros.
Antes de sua implantação, a população aguardava em pé na fila do guichê para ser atendida, exposta ao sol ou à chuva. Além disso, para a obtenção de um documento era necessário fazer um tour pelos diversos setores da Prefeitura, espalhados em diferentes bairros. Um dos exemplos da economia de tempo que o cidadão passou a ter é na liberação de uma certidão negativa de imposto, que antes do Fácil demorava 15 dias e que passou a ficar pronta na hora.