ACE-Guarulhos

Fácil completa 5 anos com 2,3 milhões de atendimentos

Neste mês de agosto, o Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão comemora seu quinto aniversário totalizando mais de 2,3 milhões de atendimentos em suas oito agências

Para marcar a data, neste sábado (25), a partir das 13h30, será aberta a exposição fotográfica com uma retrospectiva histórica da implantação do serviço, na unidade do Bom Clima (Paço Municipal). Também será premiado o servidor vencedor do concurso para a escolha da logomarca do “Sistema de Gestão da Qualidade da rede Fácil”, lançado em junho.
 
Desde sua implantação, as agências do Fácil estabeleceram um novo conceito no atendimento público com qualidade, respeito e dignidade, servindo como modelo para várias cidades do interior do Estado de São Paulo, como Mauá, Osasco, Amparo, Jaboticabal e também de outros estados, como Cariacica (ES).
 
Para ter uma dimensão da mudança que o Fácil representa para a cidade, basta lembrar que, anteriormente, a população aguardava em pé na fila do guichê para ser atendida, exposta ao sol ou à chuva, e solicitar algum serviço da Prefeitura, do Saae ou da Proguaru. Além disso, para a obtenção de um documento era necessário percorrer diversos setores da Prefeitura, espalhados em diferentes bairros.
 
A primeira agência do Fácil foi implantada em 2002 e, nos anos seguintes, a rede de atendimento foi descentralizada para várias regiões do município, com a instalação de novos postos no Taboão, Jardim Presidente Dutra, Jardim São João, Cumbica, Centro (só para atendimento do Saae), Parque Jurema e Vila Galvão.
 
Ao longo desses cinco anos, a Secretaria de Administração e Modernização tem investido no aprimoramento do serviço prestado no Fácil, capacitando e treinando os atendentes. Também realizou uma pesquisa de satisfação dos usuários, no final do ano passado, que revelou que o atendimento da unidade Bom Clima é considerado bom e ótimo por 91% dos entrevistados. Já as instalações, limpeza e manutenção foram consideradas boas e ótimas para 94,3% dos 480 usuários.
 
Com uma média de atendimento de 46 mil pessoas, a rede Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão disponibiliza cerca de 900 serviços, sendo que os mais solicitados são: protocolo, segunda via de tributos, parcelamento de débitos, alvarás e licenças, certidão negativas, solicitação de serviços de conservação e manutenção da cidade, entre outros.
 
Padrão de qualidade internacional – Um outro importante passo para garantir a continuidade da satisfação do cidadão foi dado com a implantação do “Sistema de Gestão da Qualidade na Rede Fácil”, em junho, que permitirá a obtenção da certificação com base na norma internacional ISO 9001:9002, garantindo ao atendimento a comprovação do padrão de qualidade nacional e internacional.
 
Outra vantagem dessa iniciativa é que irá possibilitar desenvolver mecanismos para aferir o gerenciamento integral da qualidade da rede Fácil, de forma que o serviço prestado seja eficiente, eficaz e transparente. Outros benefícios esperados são a capacitação dos servidores para o comprometimento com a qualidade, a documentação e padronização dos procedimentos, entre outros.
Confira os endereços e horários de funcionamento das unidades do Fácil:

– Vila Galvão – rua Caixa DÁgua, 14 – 2a a 6a feira, das 8h às 17h
– Jardim Presidente Dutra – Av: Papa Paulo I, 3897 – 2a a 6a feira, das 8h às 17h
– Jardim São João – Estrada de Nazaré, 2650 – 2a a 6a feira, das 8h às 17h
– Cumbica – Av: Santos Dumont, 471– 2a a 6a feira, das 8h às 17h
– Parque Jurema – Av: Jurema, 708 – 2ª a 6a feira, das 8h às 17h
– Taboão – Av: Silvestre Pires de Freitas, 273 – 2a a 6a feira, das 8h às 17h
– Bom Clima – Av: Bom Clima, 49 (Paço Municipal) – 2a a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.
– Centro* – rua Luis Faccini, 597 – 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas (*só realiza atendimento para serviços do Saae)

Sair da versão mobile