Num clima de muita descontração, com direito a bolo e parabéns, na tarde de sábado, 15, os servidores da rede Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão participaram da comemoração de sete anos da implantação da primeira unidade no município. A programação de aniversário prossegue na agência Bom Clima até o final do mês, incluindo apresentações musicais todas as sextas-feiras e a exposição Villa-Lobos – parte do acervo do Museu Villa-Lobos/IBRAM/Ministério da Cultura – que acontece do dia 21 a 28 de agosto e traz imagens, fotos, textos e registros musicais do compositor.
Com 3,14 milhões de atendimentos em suas oito agências, a rede Fácil é fruto do trabalho de modernização administrativa da Prefeitura. Diariamente, cerca de 1.700 pessoas procuram as unidades do Fácil que contam com instalações confortáveis e adequadas. Orientadas por 147 servidores selecionados e capacitados, elas procuram por um dos 600 serviços disponíveis, como alvarás, certidões, licenças, informações e pagamento de tributos, entre outros.
A política de atendimento ao público foi destacada pelo prefeito Sebastião Almeida, presente na cerimônia. “A partir do Fácil, o atendimento ao munícipe passou a ter qualidade, respeito e dignidade. E hoje, em minhas visitas aos bairros, a população reconhece e elogia o trabalho desenvolvido nas agências”, afirmou.
Já o secretário de Administração e Modernização, Marco Arroyo, falou dos novos desafios do Fácil. “Depois de sete anos, o Fácil cresceu, amadureceu e está na fase de revisão, combinando o modelo presencial com o do autoatendimento. O desafio é incorporar a tecnologia da informação para colocar os serviços mais próximos do lar e do cotidiano das pessoas. Prova disso, é que o portal Fácil, que já disponibiliza alguns serviços no site da Prefeitura, deverá ganhar outros nos próximos anos”, explicou.
Arroyo adiantou ainda que o espaço físico do Fácil será também utilizado como um local para a divulgação de arte e cultura, possibilitando conhecimento e agregando outros valores às pessoas que passam por lá.
Dos pastéis à gerência – O Fácil tem também contribuído para oferecer nova perspectiva de trabalho aos servidores públicos já que seu quadro é formado exclusivamente por funcionários aprovados em seleções internas. Este é o caso do subgerente de atendimento da agência Bom Clima, Silmar Aparecido Neves Moreno, que há dois anos passou a exercer essa função na unidade instalada no Paço Municipal, onde trabalha desde 2002.
Ajudar na montagem da barraca da feira, preparar diversos recheios de pastel e vendê-los fizeram parte da rotina de seu primeiro emprego por cinco anos, até que Silmar foi aprovado no concurso público da Prefeitura como braçal. Depois de dois anos trabalhando no almoxarifado da Saúde, ele prestou concurso para atendente do Fácil porque o salário oferecido era o dobro do que ganhava.
Comunicativo, com 28 anos, e concluindo o curso de Gestão Empresarial, o subgerente tem muito orgulho de sua trajetória. “Sou da primeira turma de atendentes que vieram para o Fácil. Na verdade, este foi um avanço na minha vida, pois pude juntar uma graninha e me casar”, disse acrescentando que é pai de uma menina de dois anos. Na sua atual função, dá suporte aos cerca de 30 funcionários durante seu turno. “Procuro esclarecer dúvidas, orientar, motivar e tornar o trabalho o mais agradável possível,” finaliza.