Exportar para Crescer atrai empreendedores
A cachaça brasileira é sem sombra de dúvidas um dos produtos mais conhecidos no mundo. A conquista do mercado internacional por este produto genuinamente brasileiro serve de estímulo para micro, pequenos e médios empresários que sonham em ver suas criações ultrapassarem as fronteiras do país. Foi com esta intenção de sensibilizar e mobilizar os empreendedores brasileiros que a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) realizou ontem, em sua sede, a 2ª edição do seminário Exportar para Crescer, evento que tem por objetivo facilitar a vida dos produtos a avançarem com suas exportações.
Empresários assistem palestra de Jaime Akila, do Sebrae-SP
No encontro, os cerca de 80 participantes, ficaram sabendo que por conta da crise financeira mundial, as exportações brasileiras declinaram em 2009. De acordo com o coordenador do projeto Exporta São Paulo, José Cândido Sena, o seminário tem por princípio estimular os empreendedores a avançarem no mercado internacional. Sena conta que os agentes envolvidos no projeto querem aumentar a base de empresas potencialmente exportadoras que hoje possui cerca de 3.700 empresas.
Para Sena, o seminário pode ser uma importante ferramenta para a criação de uma missão empresarial guarulhense. “Se me perguntarem o que esperamos com este seminário, posso responder dizendo que sonhamos em ver o prefeito Sebastião Almeida reunindo um grupo de empresários em missão empresarial em algum país com potencial exportador”, disse.
Se a esperança de Sena é a realização de uma missão empresarial, ele poderá ficar mais tranquilo, já que o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Decio Pompêo Junior, que também é diretor de relações institucionais da ACE, falou que a administração municipal apoia eventos que fomentem a economia do município. “Venho trazer um recado do prefeito Almeida, que vê com bons olhos a organização de eventos como o Exportar para Crescer, pois sendo eu um representante da Associação Comercial na administração pública, fui incumbido por ele para ser o interlocutor dos micro, pequenos e médios empresários”, disse.
Wilson Lourenço, presidente da ACE, ressalta a necessidade dos pequenos buscarem informações e se capacitarem para ganharem mercado. “Nossa entidade reconhece que é por meio de capacitações como esta que o empresário pode ganhar mercado e, consequentemente, presenciar o crescimento do seu empreendimento. Neste sentido, a ACE quer ser este facilitador para os empresários guarulheses”, falou.
José Roberto Vitorelli, diretor de comércio exterior da ACE, concorda com Lourenço. Para ele, o Exportar para Crescer é uma oportunidade do empresário guarulhense descobrir o seu potencial de negócios. “O seminário é extremamente prático, já que ele apresenta estratégias para o produto se posicionar no mercado internacional”, disse.
José Cândido Sena, Wilson Lourenço, Anunciato Thomeo e Decio Pompêo Junior
Anunciato Thomeo Sobrinho, que representou o presidente da Facesp Alencar Burti, contou que a entidade vem estimulando a organização do seminário em suas 18 regionais administrativas por considerar o projeto de extrema importância para o Estado de São Paulo. “O seminário tem sido um sucesso por onde passa, por isso acreditamos que conseguiremos alcançar a nossa meta de expandir nossa base exportadora”, contou.
O Exportar para Crescer faz parte do programa Exporta São Paulo da ACSP que divulga as ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SCTDE-SP) para o fomento do comércio exterior do Estado, apresenta os trabalhos do Projeto Exporta São Paulo e discute opções de racionalização da logística e das operações financeiras de exportadores de pequeno porte, que, geralmente, lidam com lotes de valores inferiores a US$ 10 mil, por embarque.
Serviço – A ACE-Guarulhos conta com um departamento especializado em comércio exterior. Para mais informações ligue: (11) 2137-9324.