Notícias

Exporta SP premia empresa guarulhense

Guarulhos, 09 de dezembro de 2009

Vinte e três empresas de todo o Estado de São Paulo foram homenageadas na última quinta-feira, 3, com o Prêmio Exporta São Paulo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em Guarulhos, a empresa indicada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) a ser homenageada foi a Puratos do Brasil.


Lourenço, Michele e Giovana da Puratos, Anunciato Thomeo e Gadalupe Rendijo

A Puratos, empresa de matriz Belga, está instalada na região do Parque Industrial São Geraldo – próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A empresa fabrica produtos voltados para panificação, confeitaria e chocolataria.

A filial brasileira da empresa – que possui unidades espalhadas em mais de 100 países – é responsável pela exportação de 10 produtos para países sul americanos, com exceção de Venezuela e Bolívia, além da República Dominicana. Estes países recebem produtos como pré-misturas para bolos, cremes para recheios, chantilly, entre outros.

“Hoje, as exportações representam 18% do faturamento da Puratos”, disse a coordenadora de exportação da empresa, Giovana Simioni.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, destacou a importância do prêmio após os momentos de turbulências vividos pela economia mundial. “O prêmio é ainda mais importante depois desta crise por essas empresas terem conseguido aumentar suas exportações em um momento que o mundo nada comprava”, afirmou.

Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos, conta que o prêmio pode ser um estímulo para que outras empresas avancem no mercado internacional. “É importante para a cidade ver empresas premiadas, pois isto pode servir de estímulo para que muitos empresários, principalmente micro e pequenos, acreditem que é possível vender seus produtos para o mundo”, disse.

Anunciato Thomeo, vice-presidente da FACESP, concorda com Lourenço. “Guarulhos tem se destacado com suas empresas exportadoras, haja vista a realização do Exportar para Crescer, que contou com a presença de muitas destas empresas e, principalmente, de empresários interessados no comércio exterior”, falou.

Instituído em 2005, o Prêmio Exporta São Paulo, outorgado a empresários e municípios do Estado de São Paulo, tem por objetivo estimular as exportações paulistas, ampliando a nossa base exportadora com a inclusão de micro, pequenas e médias empresas no comércio global. Vale para pessoas físicas e jurídicas, com especial atenção para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e para ganhos de produtividade.