Com previsão de 7% de alta nas vendas internas de 2007 sobre os R$ 10,13 bilhões comercializados no ano passado, baseada no reflexo direto do crescimento do poder aquisitivo do brasileiro, o mercado de limpeza e higiene pessoal mira agora as exportações
Para vender mais no mundo, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram, na última sexta-feira (28), o Projeto Setorial Integrado voltado para pequenas e médias empresas do setor, com faturamento de R$ 1,2 milhão a R$ 20 milhões, respectivamente.
É um programa com verba de R$ 2 milhões dividida entre a Abipla e a Apex para ampliar as exportações de US$ 500 mil para US$ 2,9 milhões até 2009. Vai oferecer, além da possibilidade de exposição, rodadas de negócio e acesso a pesquisas de mercado.
O incremento das vendas externas tenta reduzir o histórico déficit da balança comercial do setor, que no ano passado registrou US$ 107,5 milhões com US$ 164,9 em exportações e US$ 272,4 em importações, segundo números do presidente da Abipla, Luiz Carlos Dutra, e do presidente da Apex, Alessandro Teixeira.
Mais que ampliar as exportações, o projeto quer criar novos mercados sustentáveis para o setor de limpeza e higiene pessoal brasileiro. Para isso, os estudos mostraram que é melhor começar por países emergentes da América Latina e Europa Oriental. O consumo dos produtos mais caros cresceu 17% e 14%, respectivamente, nessas regiões, no ano passado, de acordo com análises de mercado da Euromonitor International. “Países da Europa Ocidental e Estados Unidos têm mercados saturados e são responsáveis por 56% do mercado mundial. Começaremos pelos emergentes, para aprender a lidar com esses mercados”, disse Dutra.
Dez das 60 empresas filiadas à Abipla já aderiram ao projeto. A primeira ação está prevista para o mês que vem, com a participação das empresas nas feiras Supermercados 2007, em Santiago, no Chile, entre os dias 2 e 5, e International Exposition SmallMedium Enterprises, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 23 a 25 de outubro.
O mercado brasileiro de limpeza e higiene pessoal representa mais de 5% do mundial, estimado hoje em US$ 97 bilhões, segundo a Euromonitor International. A taxa de crescimento mundial do setor foi de 1,8% no ano passado, ante 4,5% do mercado brasileiro. Ao lado do Brasil, também despontam nesse segmento os demais países do grupo Bric, que também engloba Rússia, Índia e China e deve movimentar US$ 4,2 bilhões até o final da década. Isso representa 47% do crescimento global esperado no período. Até 2010, o comércio mundial de artigos para limpeza deve crescer 9,2%.
O diretor técnico da Química Industrial Ltda., instalada em Diadema, Julio César Mármore, ainda estuda a possibilidade de entrar para o grupo de exportadores em formação na Abipla. De acordo com ele, a necessidade de remeter produtos para fora é urgente. Tanto que, por conta própria, já fez prospecção no mercado panamenho para a venda de produtos de limpeza para navios. “Se houver oportunidade, a exportação é muito importante para as pequenas empresas, como a minha”, disse.