Notícias

Evite correria na entrega da declaração

Guarulhos, 23 de setembro de 2002

Quem teve rendimento tributável inferior a R$ 10.800 no ano passado deve aproveitar agora para entregar a declaração de isento à Receita. Isso para evitar a correria do final do prazo – vai até o dia 29 de novembro – e ter de enfrentar filas nos Correios, nas lotéricas ou o congestionamento da Internet.

No ano passado, cerca de três milhões de pessoas tiveram problemas na entrega – muitas descobriram, na última hora, que não estavam entre as que deviam entregar como isentos, e sim, que deviam à Receita a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.

Até agora, a Receita recebeu 14,8 milhões de declarações, mais de um terço das cerca de 44 milhões de declarações esperadas até novembro. Deixar de entregar a declaração é mal negócio: quem não entrega por dois anos tem o CPF cancelado e sofre uma série de restrições, como ficar impedido de comprar no crediário, de abrir conta em banco ou de receber aposentadoria. Segundo a Receita, do total de 133,2 milhões de CPFs, 38,3 milhões já foram cancelados e outros 19,1 milhões estão suspensos e poderão ser cancelados, se seus titulares não entregarem a declaração neste ano.

Adriana Gordon