Estréia: Extermínio
Extermínio, do diretor Danny Boyle (Trainspotting – Sem Limites) e o roteirista Alex Garland (A Praia) remete a uma longa linhagem de trabalhos anteriores, desde o livro I Am Legend, de Richard Matheson, até o clássico de George Romero A Noite dos Mortos-vivos e, mais recentemente, os jogos de computador da série Resident Evil.
Mas Garland e Boyle acabaram fazendo algumas mudanças nos elementos já conhecidos. A ambientação da história é em Londres e na região central da Inglaterra e o vírus, em lugar de provocar uma doença, desencadeia a raiva humana.
A mudança de cenário garante diversão diante de locais conhecidos de Londres – sem falar em algumas piadas.
O filme começa no Centro de Pesquisas sobre Primatas, em algum lugar da Grã-Bretanha. Ativistas dos direitos dos animais invadem o laboratório e, em meio ao caos e ao palavrório médico, um chimpanzé enfurecido escapa da jaula e os ataca.
Vinte e oito dias mais tarde, um homem – Jim (Cillian Murphy) – acorda em um quarto de hospital e descobre que pode ser a única pessoa ainda viva em Londres. Ele levanta e percorre as ruas da cidade onde, em meio ao lixo, vê jornais cujas manchetes proclamam: “Desocupação”.
Jim entra numa igreja onde tem sua primeira experiência de ser perseguido por zumbis sedentos de sangue – os infectados. Ele é resgatado pelos guerreiros Mark (Noah Huntley) e Selena (Naomi Harris), que o informam sobre o que aconteceu e quais são as regras de sobrevivência. Parece que Paris e Nova York podem também ter sido dizimadas e que só é seguro se deslocar durante o dia.
Jim insiste em ir à casa dos pais, mas chegando lá descobre que eles morreram. Durante outro ataque de zumbis, Mark é mordido e Selena o decapita com seu facão. Depois de unir-se aos também sobreviventes Frank (Brendan Gleeson) e sua filha adolescente, Hannah (Megan Burns), os quatro partem num táxi para um lugar ao norte de Manchester, onde uma transmissão de rádio prometia que eles encontrariam ajuda militar.
Após uma viagem pela idílica zona rural britânica, o grupo chega até o lugar de onde estão saindo as transmissões – um bando de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) e alojados numa mansão abandonada.
E a partir desse momento, Jim e seus companheiros percebem que os bandos de zumbis são o menor de seus problemas.
O filme traz choques e sangue em quantidade suficiente para agradar aos fãs do gênero.