Estilo pessoal conta pontos na hora da seleção
O profissional moderno precisa ter cuidado com a aparência, postura e estilo pessoal para se destacar no mercado de trabalho. Roupas discretas, cabelos arrumados e unhas bem cuidadas, quando somados às habilidades técnicas, são considerados pontos fundamentais pelos empresários na hora de selecionar um candidato.
O cuidado com a aparência é tão importante, que se o candidato tiver o mesmo currículo que o concorrente e precisar disputar uma vaga ou uma promoção, quem se encaixar de maneira mais adequada nos códigos de vestimenta da empresa leva a melhor.
Dessa forma, decotes, roupas curtas ou justas e camisetas de times de futebol devem ficar guardadas para outras ocasiões.
Para o presidente da Gutemberg Consultores – empresa especializada em recursos humanos –, Gutemberg de Macedo, é preciso reparar em outros detalhes, como corte de cabelo ou cor do esmalte das unhas. “Não pode ser uma cor muito espalhafatosa. Tons claros são sempre mais elegantes.”
Segundo ele, é melhor que o empregado não tenha piercings ou tatuagens. “Infelizmente, ainda tem muita gente com preconceito. O empresário precisa entender que a aparência é fundamental, porque o funcionário será sempre um embaixador, aquele que vai representar e traduzir o que a empresa oferece”, diz.
O proprietário de duas franquias da Empada Brasil em São Paulo, Márcio Rangel, afirma que a imagem do candidato à vaga de emprego precisa ser impecável. “Ainda mais para nós, que trabalhamos no setor de alimentação”. É importante também que o colaborador tenha uma aparência adequada. Por exemplo, o empresário do segmento de comércio deve procurar um funcionário com o perfil do cliente. “O colaborador tem que combinar com a imagem da empresa”, afirma o consultor e sócio da Steer Recursos Humanos, Ivan Witt.